Sexta-Feira, 02 de Fevereiro de 2007 às 03:20:00
Distribuição da merenda para as escolas estaduais está garantida

A merenda escolar do primeiro semestre deste ano letivo, para atender 161 mil alunos da rede estadual de ensino, já está garantida. A informação é do secretário de Estado da Educação, José Fernandes de Lima. São 11 fornecedores realizando a distribuição dos 38 gêneros alimentícios em todo o Estado. Além disso, o Governo de Sergipe economizou R$ 308.910,00 na aquisição de 1.502 toneladas de alimentos que vão abastecer as escolas nos 100 dias de aula do semestre.

A economia foi possível graças a um trabalho conjunto entre representante as secretarias de Estado da Administração (Sead) e da Educação (SEED), que se reuniram com os fornecedores e fizeram uma reavaliação nos preços dos itens licitados. Os alimentos são destinados aos estudantes do ensino fundamental diurno e noturno, creches e das comunidades indígenas e quilombolas.

A partir das diretrizes do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), o Departamento de Alimentação Escolar (DAE) desenvolveu 10 opções para o cardápio escolar. "Isso quer dizer que o aluno repetirá a refeição apenas duas vezes ao mês", afirma Heleonora Aquina, diretora do DAE. No cardápio, serão oferecidos alimentos como arroz, charque, carne moída, leite, verduras, legumes, frutas, biscoitos e pães.

O Departamento de Alimentação Escolar irá realizar, também, um trabalho de acompanhamento para verificar o cumprimento do cardápio. "Nós estaremos analisando e monitorando toda a preparação do cardápio, exigindo a garantia da diversidade e qualidade", disse Heleonora. O cardápio, desenvolvido por nutricionistas do Departamento, já recebeu a aprovação do Conselho de Alimentação Escolar (CAE).

O fornecimento da merenda vai ser realizado antes do início do ano letivo e acontecerá de forma controlada. Segundo a diretora do DAE, neste primeiro semestre as escolas receberão duas remessas de alimentos. "O importante é evitar a superlotação do estoque das escolas, permitindo a utilização dos produtos dentro do prazo de validade", destacou Heleonora.

/ Notícias / educacao_cultura_esportes

Distribuição da merenda para as escolas estaduais está garantida