Quinta-Feira, 08 de Fevereiro de 2007 às 01:10:00
Diretores recebem orientação sobre merenda escolar

O Departamento de Alimentação Escolar (DAE) da Secretaria de Estado da Educação (SEED) reuniu na manhã desta quinta-feira, 8, no auditório da Biblioteca Pública Epiphânio Dórea, diretores e representantes de escolas estaduais para apresentar o novo cardápio da merenda escolar, que deve ser adotado a partir deste ano. Uma das novidades é a elaboração de um cardápio único para todas as unidades de ensino, com algumas diferenças somente para alunos da Educação de Jovens e Adultos.

A merenda escolar é composta de 38 gêneros alimentícios. O cardápio foi desenvolvido por nutricionistas a partir das diretrizes do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) do Ministério da Educação. "Temos que encarar esse cardápio como um direito do aluno", disse a diretora do DAE, Heleonora Aquina da Graça.

A merenda escolar é uma complementação da alimentação que o aluno recebe em casa. Esse novo cardápio foi elaborado para atender o primeiro semestre do ano letivo e conta com diversos tipos de alimentos como carne, frango, legumes, verduras e leite. A partir dos 38 gêneros alimentícios que compõem a merenda escolar, o cardápio apresenta variadas receitas, como risoto de frango e macarronada a bolonhesa. Todas as escolas do Estado receberão o cardápio e deverão cumprir essas orientações.

Durante a reunião, a diretora do Departamento de Alimentação Escolar também apresentou a nova guia de recebimento, que exibirá detalhes sobre a distribuição dos gêneros alimentícios às escolas da rede estadual. "Com esta nova guia teremos maior controle e fiscalização sobre todo o processo de entrega dos alimentos, garantindo desta forma uma distribuição dentro do que foi determinado e atendendo todas as exigências do Programa Nacional de Alimentação Escolar", afirmou Heleonora Aquina.

/ Notícias / educacao_cultura_esportes

Diretores recebem orientação sobre merenda escolar