Terça-Feira, 21 de Setembro de 2021 às 14:30:00
Dia de Luta da Pessoa com Deficiência: Seduc proporciona uma Educação cada vez mais inclusiva

Celebrado neste 21 de setembro, o Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência foi criado com o objetivo de sensibilizar a sociedade quanto a importância do desenvolvimento de meios de inclusão. No âmbito da educação, as ações têm apresentado avanços que perpassam pelo aumento da demanda de matrícula até a contratação de tradutores e intérpretes de Libras, de profissionais de apoio escolar, formações continuadas para professores, além de parcerias.

Propiciar um ambiente escolar cada vez mais inclusivo é uma das premissas trabalhadas pela Seduc, tanto no pedagógico quanto na infraestrutura das escolas. Ao todo, a rede estadual conta com 2.432 alunos com deficiência matriculados no ensino regular, 1.542 dos quais fazem parte do Atendimento Educacional Especializado (AEE), por meio das Salas de Recursos Multifuncionais (SRM).

Segundo a coordenadora do Serviço de Educação Especial da Seduc, setor vinculado ao Departamento de Educação (DED), Lilian Alves, a rede estadual de ensino de Sergipe tem um compromisso firmado com a Educação Especial na perspectiva inclusiva e vem realizando ações que permitem o acesso e a permanência de estudantes com deficiência às unidades educacionais mantidas pelo Governo do Estado.

“São ações que objetivam não deixar nenhum estudante para trás. A Seduc disponibiliza o AEE em 124 salas de recursos; serviços de Tradutores e Intérpretes de Língua Brasileira de Sinais (Libras), dos profissionais de Apoio Escolar I e II nas salas de inclusão, bem como mantém Termo de Fomento com o Centro de Integração Raio de Sol e com o Instituto Pedagógico de Apoio à Educação do Surdo de Sergipe (Ipaese)”, informou Lilian.

No que se refere à formação, o fortalecimento da educação inclusiva acontece por meio do Centro de Capacitação de Profissionais da Educação e de Atendimento às Pessoas com Surdez (CAS), que tem como objetivo promover a educação bilíngue, com formação continuada de profissionais para oferta do AEE a estudantes surdos e com deficiência auditiva e da produção de materiais didáticos acessíveis.

De acordo com a coordenadora do CAS, Tálita Cavalcanti, a rede estadual dispõe de 13 instrutores de Libras que atuam em todas as diretorias regionais de educação (DREs) e também na sede da Seduc. Além do trabalho desenvolvido no âmbito das formações, ela citou ainda os serviços prestados pelo setor junto às escolas. “Gabriele Cardoso, instrutora de Libras lotada aqui no CAS, fará um trabalho itinerante, identificando as dificuldades dos colegas instrutores, trazendo suas devolutivas para a gente pensar em soluções e ajudá-los nesse trabalho”, finalizou.

/ Notícias / educacao_cultura_esportes

Terça-Feira, 21 de Setembro de 2021 às 14:30:00