Terça-Feira, 14 de Junho de 2022 às 17:00:00
Conferência Estadual da Educação realiza debates sobre gestão democrática, valorização, diversidade e inclusão
Evento foi marcado pelos debates em torno das metas do Plano Nacional de Educação (PNE)

O segundo dia da Conferência Estadual da Educação foi marcado pelos debates em torno das metas do Plano Nacional de Educação. Durante a manhã desta terça-feira (14), o evento contou com quatro blocos de conversas, que versavam sobre a garantia da educação básica; a diversidade e inclusão; a valorização dos professores; e a qualidade da educação no Ensino Superior. Já pela tarde, a mesa de debate foi sobre o Sistema Nacional de Educação e Gestão Democrática.

A conferência, promovida pelo Governo de Sergipe, por meio do Fórum  Estadual de Educação (FEE), aconteceu no Teatro Tobias Barreto, em Aracaju. O primeiro bloco deste segundo dia contou com a participação do superintendente executivo da Seduc, professor José Ricardo do Nascimento, que discorreu sobre cada uma das metas do Plano Nacional de Educação, visando à construção do novo PNE que está em vigor no decênio 2024 - 2034.

“A Conferência é o momento para que a gente, de fato, pense quais são as estratégias e desafios para podermos traçar os rumos para a educação. Hoje, vamos tratar de algumas metas que estão postas no PNE e trazê-las para a perspectiva estadual de desafios, metas e estratégias para continuarmos trilhando para uma educação com melhor qualidade”, explicou.

Além do superintendente, participou também da mesa de debate a professora Sônia Regina Victorino Fachini. Em sua fala, ela destacou que “é preciso lembrar que a educação acontece no chão da escola, e essa conferência vem trazer o que conseguimos realizar, além de compartilhar as nossas dores e experiências".

A coordenadora do Fórum Estadual de Educação, professora Jociela Morais, fez um balanço positivo da conferência. “Nesses dois primeiros dias o público tem se sentido muito valorizado, tem parabenizado bastante, e os palestrantes, realmente, atenderam às expectativas. O que a gente espera para hoje é que supere o primeiro dia com as discussões que teremos, com a participação do público”, afirmou.

Resumo

Nesta terça-feira (14), os participantes debateram sobre as metas do Plano Estadual de Educação. Um dos convidados foi Ítalo Francisco Curcio (ABIEE e FNE), cuja palestra teve como tema ´gestão democrática´. "Este é um tema bastante difícil de ser trabalhado, porém importante. Um assunto que deve ser muito debatido com a sociedade. Vamos compartilhar as nossas experiências daquilo que entendemos ser mais adequado e saber como nos conduzir para obtermos o êxito que queremos lograr", disse.

A programação da manhã contou ainda com os seguintes blocos de debate: 2ª mesa - “Metas que dizem respeito especificamente à redução das desigualdades e à valorização da Diversidade, com palestrantes da professora Maria Dolores Alves Fortes (UFAL); 3ª mesa - “Metas que tratam da Valorização dos Profissionais da Educação”, com palestra do professor Ivan Cláudio Siqueira (UFBA/CNE); 4ª mesa - “Metas que se Referem ao Ensino Superior, com a professora Elizabeth Guedes (ANUP e FNE) e o professor Valter Joviniano de Santana Filho (UFS); e a 5ª mesa - “Metas imprescindíveis do Sistema Nacional de Educação”, com o conselheiro Gerson dos Santos Sicca (TCE/SC).

A diretora da DRE 2, Daniela Silva, prestigiou o evento e ressaltou a sua importância, afirmando que é um encontro colaborativo que permite discutir a educação de maneira coletiva. “É fundamental, pois reúne todos os municípios de Sergipe. É uma oportunidade de revermos nossas ações, os impactos dos resultados dos últimos dez anos do Plano que está em vigência. A conferência oportuniza aos delegados, que representam os municípios, contribuir com o documento base que servirá para a Conferência Nacional de Educação”, disse.

A jovem Sabrina Menezes Santos, que estuda no 9º ano do Colégio Estadual Eduardo Silveira, em Itabaiana, é uma das delegadas homologadas. “A gente precisa de melhorias. Todos temos direitos e temos que lutar por eles. É muito importante a gente ter esse lugar de fala, para que possamos ser ouvidos”, declarou. Já Cledson Santos, diretor da Escola Estadual 11 de Agosto, em Aracaju, disse que “é sempre bom discutir a educação. Quando a gente envolve tantos atores aqui presentes, que vivenciam o chão da escola e o dia a dia da educação, sempre aparecerão propostas novas, trocas de experiências, e tudo isso comunga para a melhoria das práticas educacionais. Nós discutimos as propostas nas conferências intermunicipais, elencamos, para justamente hoje a gente finalizar as propostas que serão encaminhadas para o cenário nacional e contribuir para a formação do PNE que vigerá de 2024 a 2034”.

/ Notícias / educacao_cultura_esportes

Terça-Feira, 14 de Junho de 2022 às 17:00:00