Segunda-Feira, 10 de Agosto de 2020 às 10:30:00
Concurso de Audiovisual Literário premiará estudante da rede pública

O Concurso de Audiovisual Literário, com tema "Utopia: Qual é a sua?''  irá selecionar vídeo de até três minutos, produzido por alunos da rede estadual de ensino de Sergipe, na faixa etária de 7 a 18 anos. Será contemplado apenas um aluno, e o vencedor receberá como premiação no valor bruto de R$ 100,00 reais. O nome do selecionado será divulgado no dia 8 de outubro via redes sociais.

A iniciativa foi idealizada pelos professores da rede pública estadual Maria de Lourdes Almeida, Maria Carneiro Cunha e Fernando Leite e pelo aluno Marley Ferreira de Santana, jovem protagonista embaixador do Centro de Excelência Vitória de Santa Maria, em Aracaju, unidade que oferta o ensino médio em tempo integral. Podem participar qualquer aluno, desde que esteja matriculado em escolas da rede pública.

As inscrições iniciam no período de 24 de agosto a 24 de setembro. Para se inscrever, o candidato deverá produzir o vídeo de até três minutos e postar em seu Instagram pessoal ou da instituição de ensino em que estuda, usando a hashtag #UtopiaQualéasua?. Além disso, ele terá que marcar na postagem as seguintes redes sociais: @marley_jovem_protagonosta, @fernandoleiteja, @marluprofdelinguaportuguesa, @anakelyrocha e @mcarneirocunha.

Na descrição, o aluno deverá inserir as seguintes informações: nome completo e data de nascimento, dados de conta bancária, nome da escola, número da matrícula e cidade. O candidato também deverá preencher o Termo de Consentimento de Uso de Imagem assinado pelos pais ou responsáveis, o qual está disponível no link : https://drive.google.com/drive/folders/1MtTVrAXPUAsHk6GL75BQhOwJBoj9gPjm?usp=sharing e enviar para o e-mail: marleyferreiradesantana@gmail.com.

Seleção e premiação

Os trabalhos serão selecionados pelos professores colaboradores Maria de Lourdes (Língua Portuguesa), Maria Carneiro (Arte) e Fernando Leite (Biologia). Serão levados em consideração a fidelização ao tema, o cumprimento dos requisitos de participação e a análise da atuação profissional do candidato na área de audiovisual, de acordo com as informações fornecidas no formulário de inscrição.

O aluno e idealizador Marley Ferreira destaca a importância desse concurso. "Desenvolver esse trabalho significa criar possibilidades para que os novos alunos participem do processo transformador que a educação promove. Mas para que essa metamorfose ocorra, é preciso fazer a escolha; e para bem escolher, faz-se necessária uma utopia. Para muitos, a vida mais parece uma utopia e para outros, uma distopia. Cabe-nos a tarefa da fé e mostrar que o melhor das utopias são as realizações", disse.

Já a professora Maria de Lourdes Almeida destaca que o projeto chega em um momento propício a provocar uma autorreflexão nos alunos. "Sabe-se que o panorama não impulsiona ninguém para o otimismo. Precisamos mesmo nos fortalecer na fé, confiança e humildade, para reinventarmos nossos projetos de vida", declarou.

/ Notícias / educacao_cultura_esportes

Concurso de Audiovisual Literário premiará estudante da rede pública