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Quinta-Feira, 08 de Agosto de 2019 às 14:45:00
Com experiência positiva, escolas-piloto do Novo Ensino Médio encerram formação do Programa Pense Grande
O projeto tem como missão fomentar a cultura do empreendedorismo de impacto social, com o uso de tecnologia para jovens das periferias brasileiras, a partir de 15 anos de idade. O encontro formativo foi encerrado nesta quinta-feira, 8, em Aracaju

Foram quatro dias de formação intensa para os professores de 27 escolas-piloto do Novo Ensino Médio que aderiram ao Programa Pense Grande, da Fundação Telefônica Vivo. Em Sergipe, a iniciativa é coordenada pelo governo do Estado, por intermédio da Secretaria de Estado da Educação, do Esporte e da Cultura (Seduc). O projeto tem como missão fomentar a cultura do empreendedorismo de impacto social, com o uso de tecnologia para jovens das periferias brasileiras, a partir de 15 anos de idade. O encontro formativo foi encerrado nesta quinta-feira, 8, em Aracaju. 

Durante a formação, os educadores participaram de uma série de atividades, avaliadas por eles como experiências positivas. Foram ações norteadas por trabalhos dinâmicos, integrando os eixos estratégicos do projeto, os quais são: sensibilizar, formar e apoiar. Ao fim dos trabalhos, a capacitação será direcionada para os alunos das unidades envolvidas no projeto.

A gestora do Colégio Estadual Tobias Barreto, professor Maria Janaina Marques, demonstrou muito entusiasmo com o conteúdo trabalhado nos quatro dias de formação. “É uma metodologia que a gente pode aplicar em todas as áreas de conhecimento. Então a equipe de formadores traz uma proposta muito inovadora relacionada às questões de empreendedorismo social e a forma como devemos trabalhar com os nossos estudantes. Foi uma semana muito especial e rica em conhecimento”, disse.

De acordo com a coordenadora do Programa Pense Grande em Sergipe, professora Mariana Clini, foi uma semana de trabalho intenso com resultados inspiradores. “Os professores receberam essa missão com muita empolgação. A gente percebeu que há um engajamento natural por parte deles e que lá na frente essa experiência será de extrema importância para aplicar nas atividades escolares com os seus alunos”, relatou a formadora.

Escolas em Ação

Após a finalização das etapas de formação, os professores que participaram da imersão aprofundada sobre o projeto colocarão em prática o conhecimento adquirido com os estudantes. Nessa perspectiva, os alunos do Novo Ensino Médio criarão propostas de intervenção social na sua escola ou comunidade e apresentarão para uma banca de jurados. Esta etapa é chamada de ‘Demodei’.

“É a fase que a gente chama de culminância do projeto. É um dia em que eles apresentarão essa proposta que seja uma ação que resolva o problema que atinge de alguma forma o eixo social em que vivem”, explicou Mariana Clini. Ela comenta que nesta etapa de avaliação as melhores ideias serão premiadas.

Satisfeito com os resultados da formação, o professor de História do Colégio Estadual Olavo Bilac, em Aracaju, Jairton Peterson Rodrigues dos Santos, afirma que programas como o Pense Grande fortalecem as atividades sociais no ambiente escolar. “É um segmento que tem como objetivo modificar e transformar a vida dos nossos jovens. Aqui a gente apreende a empreender. Empreender de uma forma mais humana, como fazer que o aluno faça parte dessa construção, e isso vai dando sentido aos trabalhos que serão conduzidos e executados por eles”, disse.

Acompanhamento

Até novembro, as escolas que aderiram ao programa e participaram das formações serão constantemente acompanhadas por uma equipe de mentores. A mentoria acontecerá de forma presencial e por meio de uma plataforma online.

Segundo o mentor do Programa Pense Grande, Raí Gomes, a fase de acompanhamento já está em andamento. “A gente vai ver o cronograma deles para traçarmos um planejamento estratégico de como serão essas visitas e como eles irão aplicar a metodologia de trabalho. Além disso, durante essa assistência vamos poder tirar dúvidas em visitas que acontecerão semanalmente, de forma online, e uma visita por mês durante esses quatro meses”, concluiu.  

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Com experiência positiva, escolas-piloto do Novo Ensino Médio encerram formação do Programa Pense Grande
O projeto tem como missão fomentar a cultura do empreendedorismo de impacto social, com o uso de tecnologia para jovens das periferias brasileiras, a partir de 15 anos de idade. O encontro formativo foi encerrado nesta quinta-feira, 8, em Aracaju
Quinta-Feira, 08 de Agosto de 2019 às 14:45:00

Foram quatro dias de formação intensa para os professores de 27 escolas-piloto do Novo Ensino Médio que aderiram ao Programa Pense Grande, da Fundação Telefônica Vivo. Em Sergipe, a iniciativa é coordenada pelo governo do Estado, por intermédio da Secretaria de Estado da Educação, do Esporte e da Cultura (Seduc). O projeto tem como missão fomentar a cultura do empreendedorismo de impacto social, com o uso de tecnologia para jovens das periferias brasileiras, a partir de 15 anos de idade. O encontro formativo foi encerrado nesta quinta-feira, 8, em Aracaju. 

Durante a formação, os educadores participaram de uma série de atividades, avaliadas por eles como experiências positivas. Foram ações norteadas por trabalhos dinâmicos, integrando os eixos estratégicos do projeto, os quais são: sensibilizar, formar e apoiar. Ao fim dos trabalhos, a capacitação será direcionada para os alunos das unidades envolvidas no projeto.

A gestora do Colégio Estadual Tobias Barreto, professor Maria Janaina Marques, demonstrou muito entusiasmo com o conteúdo trabalhado nos quatro dias de formação. “É uma metodologia que a gente pode aplicar em todas as áreas de conhecimento. Então a equipe de formadores traz uma proposta muito inovadora relacionada às questões de empreendedorismo social e a forma como devemos trabalhar com os nossos estudantes. Foi uma semana muito especial e rica em conhecimento”, disse.

De acordo com a coordenadora do Programa Pense Grande em Sergipe, professora Mariana Clini, foi uma semana de trabalho intenso com resultados inspiradores. “Os professores receberam essa missão com muita empolgação. A gente percebeu que há um engajamento natural por parte deles e que lá na frente essa experiência será de extrema importância para aplicar nas atividades escolares com os seus alunos”, relatou a formadora.

Escolas em Ação

Após a finalização das etapas de formação, os professores que participaram da imersão aprofundada sobre o projeto colocarão em prática o conhecimento adquirido com os estudantes. Nessa perspectiva, os alunos do Novo Ensino Médio criarão propostas de intervenção social na sua escola ou comunidade e apresentarão para uma banca de jurados. Esta etapa é chamada de ‘Demodei’.

“É a fase que a gente chama de culminância do projeto. É um dia em que eles apresentarão essa proposta que seja uma ação que resolva o problema que atinge de alguma forma o eixo social em que vivem”, explicou Mariana Clini. Ela comenta que nesta etapa de avaliação as melhores ideias serão premiadas.

Satisfeito com os resultados da formação, o professor de História do Colégio Estadual Olavo Bilac, em Aracaju, Jairton Peterson Rodrigues dos Santos, afirma que programas como o Pense Grande fortalecem as atividades sociais no ambiente escolar. “É um segmento que tem como objetivo modificar e transformar a vida dos nossos jovens. Aqui a gente apreende a empreender. Empreender de uma forma mais humana, como fazer que o aluno faça parte dessa construção, e isso vai dando sentido aos trabalhos que serão conduzidos e executados por eles”, disse.

Acompanhamento

Até novembro, as escolas que aderiram ao programa e participaram das formações serão constantemente acompanhadas por uma equipe de mentores. A mentoria acontecerá de forma presencial e por meio de uma plataforma online.

Segundo o mentor do Programa Pense Grande, Raí Gomes, a fase de acompanhamento já está em andamento. “A gente vai ver o cronograma deles para traçarmos um planejamento estratégico de como serão essas visitas e como eles irão aplicar a metodologia de trabalho. Além disso, durante essa assistência vamos poder tirar dúvidas em visitas que acontecerão semanalmente, de forma online, e uma visita por mês durante esses quatro meses”, concluiu.