Terça-Feira, 06 de Dezembro de 2022 às 14:30:00
Com contribuição de Sergipe, Consed lança livro Gestão da Educação Estadual em tempos de pandemia

O Conselho Nacional de Secretários Estaduais de Educação (Consed), em parceria com a Fundação Getúlio Vargas (FGV), lançou o livro Gestão da Educação Estadual em tempos de pandemia, que aborda os esforços dos estados e do Distrito Federal para garantir o direito à educação no Brasil nos tempos desafiadores da pandemia da Covid-19. O artigo que narra as ações adotadas pela rede estadual de ensino de Sergipe é assinado pelo secretário de Estado da Educação, do Esporte e da Cultura, professor Josué Modesto dos Passos Subrinho. Publicada em formato e-book, a obra está disponível gratuitamente para download.

“Registrar políticas públicas é importante não apenas para anotar a história, mas também para disponibilizar os saberes advindos das vivências para as atuais e futuras gerações. Daí nossa preocupação em produzir este livro, que relata os desafios, os esforços, as soluções encontradas e as conquistas das equipes estaduais de educação de todo o país para enfrentar e superar os problemas decorrentes da pandemia que atingiu nosso planeta a partir do final do ano de 2019”, diz o autor na apresentação da obra.

Os impactos e os desafios trazidos pela pandemia, financiamento da educação, gestão escolar, liderança, comunicação e engajamento, regime de colaboração, sobretudo os principais aprendizados para a garantia do direito à educação foram os temas tratados no artigo de Sergipe. Dentre os pontos estão os investimentos no parque tecnológico da educação estadual, como a aquisição e distribuição de novos equipamentos de informática às escolas, investimento em infraestrutura de rede, auxílio tecnológico para professores, entre outros.

As mudanças legislativas também foram importantes para que o Estado pudesse perseguir bons resultados mesmo diante de uma pandemia, conforme menciona o secretário da Seduc em um dos trechos do artigo. “Em Sergipe, foi uma decisão política do governador anunciar, em seu programa de governo, que a educação seria tratada como política de estado. Até então, a prática, vinda de tempos imemoriais, era que os cargos da Secretaria de Educação, das diretorias regionais e das escolas seriam preenchidos a partir de indicação política. Era um requinte de loteamento político. Ao assumir, o governador autorizou a implementação do que estava no seu programa de governo: elaborar a seleção para os cargos de diretores regionais da educação, sendo os diretores regionais convidados a apresentar um diagnóstico da educação local e uma proposta de melhoria escolar. Em seguida, os diretores de escola foram selecionados pelos mesmos critérios: processo seletivo e apresentação de programa”.

Confira o texto completo baixando e-book: bit.ly/3XPTbmK

/ Notícias / educacao_cultura_esportes