Quinta-Feira, 16 de Dezembro de 2021 às 13:15:00
Centro Estadual Profissionalizante Professora Neuzice Barreto forma primeira turma de Automação Industrial
Ao todo, 71 alunos se formaram nessa turma pioneira

Um momento para entrar para a história da educação sergipana. Assim foi a noite da última quarta-feira (15), quando foi realizada a formatura da primeira turma do curso de Automação Industrial do Centro Estadual Profissionalizante Professora Neuzice Barreto, em Nossa Senhora do Socorro. O evento aconteceu no auditório da unidade de ensino e contou com a presença de familiares, amigos e professores dos estudantes. Ao todo, 71 alunos se formaram nessa turma pioneira, que agora vai em busca da sua vaga no mercado de trabalho.

O superintendente executivo da Secretaria de Estado da Educação, do Esporte e da Cultura (Seduc), professor José Ricardo de Santana, participou da solenidade e falou algumas palavras de incentivo aos estudantes. “Temos desafios grandes, mas nós sempre buscamos aprimorar a qualidade da educação e fazer com que os alunos tenham mais autonomia. A nossa mensagem hoje é de que sentimos muito orgulho desses estudantes e queremos agradecer a confiança que as famílias têm na educação. Esperamos ter dado todo o apoio para que os alunos tenham mais autonomia e independência no início da vida profissional”, declarou.

Já a diretora do Departamento de Educação (DED), professora Ana Lúcia Lima, mostrou sua emoção ao participar da formatura. “É emocionante presenciar este momento de celebração desses 71 estudantes. Eles enfrentaram praticamente dois anos de pandemia, nesses três anos do Ensino Médio, o que já é uma demonstração de garra e determinação. O apoio da gestão, dos professores e da família certamente fez a diferença nessa linda trajetória educacional. Parabéns aos primeiros técnicos em Automação Industrial formados pela Rede Estadual de Ensino”, disse. Esteve presente, também, a coordenadora do Serviço de Educação Profissional (Sepro), professora Rivânia Andrade.

A diretora da DRE 8, Marleide Cruz de Araújo, elogiou os alunos e destacou a importância do momento. “Essa é a primeira turma de Automação Industrial que estamos formando. Os alunos passaram esses três anos muito envolvidos, apresentaram o TCC na última semana, com trabalhos maravilhosos, e estamos agora finalizando e celebrando com eles este momento muito importante para a história da Educação sergipana, em que estamos saindo de uma pandemia e retornando às atividades presenciais normais”, afirmou.

Formatura

Vestidos de beca e com o brilho nos olhos, os alunos foram conduzidos pelo paraninfo da turma, professor Sinval Siqueira Campos, que foi o primeiro diretor da unidade de ensino. Na plateia, familiares e amigos acompanharam emocionados. O juramento foi feito pelo aluno João de Almeida Lira. Para a diretora Cláudia Valéria, o momento foi ímpar na vida de todos. “Esta está sendo a nossa primeira turma. Estamos entregando à sociedade 71 alunos formados, técnicos em Automação Industrial. Essa é a realização de mais uma etapa, do sonho de concretizar o projeto de vida desses alunos. Hoje é um dia que vai ficar para a história desta escola”, disse.

Um dos momentos mais emocionantes foi o discurso do paraninfo da turma, professor Sinval Siqueira Campos. “Lembro-me de cada minuto que passamos juntos e da confiança que criamos uns nos outros. Os obstáculos existem para serem superados, e vocês foram fortes ao chegarem até aqui. Em qualquer lugar em que nos encontrarmos, vocês terão em mim um professor, um amigo, um pai, alguém sempre sincero com vocês”, afirmou.

Os oradores da turma falaram dos desafios que estudantes passaram nesses três últimos anos e que se sentem realizados. Eles ressaltaram a importância dos familiares, professores, gestores e servidores do Neuzice Barreto no sucesso deles, destacando que a palavra que resume aquela formatura é “superação”.

A aluna Hellen dos Santos disse que fez o curso por achar interessante. “Acredito que esse curso abre muitas portas para os jovens, que passam a ter mais conhecimentos para o mercado de trabalho e para a indústria. Foi um período de desafios, pois veio a pandemia e tivemos que nos adaptar à educação a distância, mas deu tudo certo e nós conseguimos”, disse. O seu colega Yago Lírio mostrou-se bastante confiante com a nova etapa que vem pela frente. “Esse curso foi uma excelente oportunidade que tivemos. Agora precisamos explorar esse campo de trabalho aqui em Nossa Senhora do Socorro. A nossa aprendizagem foi excelente, tanto na teoria quanto na prática, com todos os professores do curso", destacou.

Quem também se mostrou entusiasmada foi a aluna Sáthila Aguiar. "Inicialmente, eu não sabia nada sobre esse curso, então tivemos uma palestra na escola explicando e vi que esse é um mercado que está crescendo a cada ano. Agora, que estou formada, posso me especializar, fazer outros cursos dessa área e trabalhar com Automação Industrial”, explicou.

/ Notícias / educacao_cultura_esportes

Ao todo, 71 alunos se formaram nessa turma pioneira