Quinta-Feira, 16 de Setembro de 2021 às 14:30:00
Centenário Paulo Freire: última live comemorativa debate o passado e o presente do pensamento do patrono da Educação

A Secretaria de Estado da Educação, do Esporte e da Cultura (Seduc) promoveu, na tarde dessa quarta-feira, 15, a última live da programação comemorativa ao centenário de Paulo Freire, que completaria 100 anos de idade no próximo domingo, 19. Transmitido pelo canal do YouTube Educação Sergipe, o encontro virtual contou com a participação do pesquisador sergipano Christian Lindberg Lopes do Nascimento, da Universidade Federal de Sergipe (UFS), e mediação do coordenador do Programa Editorial da Seduc, Sidney Menezes Gerônimo.

O professor Christian Lindberg fez uma explanação sobre o tema Paulo Freire entre o passado e o futuro. “Nesse Brasil de hoje, a escola, como espaço para todos, é uma instituição moderna, local onde se deve favorecer o espírito crítico e reflexivo, estabelecer autonomia entre as pessoas e os valores mais nobres da democracia. Paulo Freire já dizia que, quando a educação não é libertadora, o sonho do oprimido é ser o opressor”, disse. O professor Christian Lindberg destacou ainda a necessidade da Educação para que haja a transformação social. “É importante que a educação transforme as pessoas nos valores mais nobres que a humanidade produziu ao longo dos milênios, e que Paulo Freire, como humanista, defendeu. Ele queria que as pessoas tivessem o acesso ao conhecimento, a fim de que, a partir disso, elas fossem mais livres, autônomas, críticas, reflexivas e interagissem com o mundo, algo típico das sociedades democráticas”, afirmou.

O palestrante ainda explicou que um dos legados do patrono da educação brasileira e sergipana é a relação entre a teoria e a prática. “Não adianta sermos apenas letrados, termos um leque amplo de informações científicas e balizadas pela razão, se não nos apropriarmos dessa teoria para tentarmos compreender o mundo real e intervir nele”, declarou.

O coordenador do Programa Editorial da Seduc, Sidney Menezes Gerônimo, disse que esse encontro deveria ser aproveitado pelo público como um momento de reflexão sobre o legado que Paulo Freire deixou para a educação e para a prática em sala de aula. “Essa exposição parte da materialidade daquilo que é o mundo na perspectiva de Paulo Freire, o mundo em que os sujeitos sociais estão inseridos, a experiência prática daquilo que é atingido em seu cotidiano, daquilo que interfere no seu prato de comida, na sua educação, na sua saúde. Essa apresentação traz um diagnóstico que tem como fundo a leitura de mundo que Paulo Freire fazia”, explicou.

Centenário de Paulo Freire

Desde o dia 23 de março, quando começou o ciclo de lives, a Seduc vem reunindo pesquisadores locais e nacionais que se debruçam sobre o pensamento de Paulo Freire. Ao todo foram sete encontros virtuais, nos quais foram debatidas diversas temáticas, como gestão escolar, formação de professores e relação aluno/professor, Paulo Freire na era das fakenews, atualidade no pensamento de Paulo Freire, entre outras.

De acordo com Sidney Menezes, coordenador do Programa Editorial da Seduc, esse ciclo de lives foi de grande importância para a compreensão do pensamento paulofreireano. “A Seduc tem o papel social de reconhecer o mérito do patrono da Educação brasileira e sergipana. Com essas lives, trouxemos para o debate algumas vozes que são especializadas no pensamento de Paulo Freire e que ajudam a compreender a contribuição desse grande brasileiro para a prática da educação”, disse.

Os encontros virtuais tiveram como objetivo homenagear Paulo Reglus Neves Freire, nascido em Recife, em 19 de setembro de 1921. Educador e filósofo, ele é considerado um dos pensadores mais notáveis na história da pedagogia mundial e é também o Patrono da Educação Brasileira. Ao longo de sua vida, defendeu o diálogo com as pessoas simples e escreveu diversas obras, como “Pedagogia do Oprimido”, livro que é citado em trabalhos acadêmicos de ciências sociais em todo o mundo.

/ Notícias / educacao_cultura_esportes

Quinta-Feira, 16 de Setembro de 2021 às 14:30:00