Segunda-Feira, 28 de Novembro de 2022 às 11:15:00
Biblioteca Pública Epiphanio Dória celebra dia da Literatura Sergipana e homenageia o escritor Jackson da Silva Lima
O Dia visa ao incentivo, divulgação e fortalecimento da produção literária e valorização dos escritores sergipanos

A Biblioteca Pública Epiphanio Dória, instituição vinculada à Secretaria de Estado da Educação, do Esporte e da Cultura (Seduc), realizou na  sexta-feira, 25, uma cerimônia de celebração da criação do dia da Literatura Sergipana, instituído no dia 26 de novembro, através da lei nº 9.097/2022. Essa lei é de autoria do deputado estadual e vice-governador eleito Zezinho Sobral, e a data comemorativa (26 de novembro) é em alusão à data de nascimento do escritor Jackson da Silva Lima, autor do livro História da Literatura Sergipana, o qual também esteve presente e foi homenageado. O Dia da Literatura Sergipana visa ao incentivo, divulgação e fortalecimento da produção literária e valorização dos escritores sergipanos.

O secretário da Seduc, professor Josué Modesto dos Passos Subrinho, destacou que este é um dia para homenagear a literatura sergipana e que se orgulha bastante de ter o livro do escritor Jackson da Silva Lima revisado e relançado pelo Programa Editorial da Seduc. “Nada mais natural do que vincular a literatura sergipana ao seu maior historiador, Jackson da Silva Lima, cuja obra também nos orgulha muito em ver sendo reeditada e lançada pela Editora Seduc. A comunidade sergipana poderá refletir sobre os avanços e conquistas intelectuais e científicas de Sergipe com a publicação desse e de outros clássicos. Esperamos estar construindo uma nova geração de produtores literários”, disse. O evento contou ainda com a participação do professor Paulo Amado, representando a Academia Sergipana de Letras e a Academia Sergipana de Educação.

Autor da Lei que institui o Dia da Literatura Sergipana, o deputado estadual e vice-governador eleito Zezinho Sobral elogiou a iniciativa da homenagem. “É importantíssimo termos um dia para celebrar a literatura sergipana, ainda mais no dia do aniversário de Jackson da Silva Lima, que fez o seu livro contando um pouco dessa história, relembrando todos os grandes ícones da nossa literatura. Estou muito feliz em participar e hoje fazemos uma grande homenagem a todos aqueles que constroem esse patrimônio cultural”, declarou.

A diretora da Biblioteca Pública Epiphanio Dória, Juciene Maria Santos de Jesus, afirmou que “a literatura é fundamental para o desenvolvimento das pessoas; é um dos instrumentos mais importantes para a história da humanidade, pela qual a gente guarda a memória dos nossos povos e da nossa origem”. Bastante emocionado, o escritor Jackson da Silva Lima disse que “para quem vive de pesquisa, do mundo cultural, essa homenagem simboliza uma espécie de gratidão pelo que fiz. Sinto-me lisonjeado, porque aos 85 anos surge esse reconhecimento espontaneamente. Para mim hoje é um dia muito significativo, que me enche de orgulho e a convicção de que escolhi o caminho certo”.

Editora Seduc

Ainda durante a cerimônia, a Biblioteca Epiphanio Dória, em parceria com o Programa Editorial da Secretaria de Estado da Educação, do Esporte e da Cultura, fez a entrega dos livros de autores sergipanos publicados através do Edital nº 21/2021. Foram contempladas com os kits as Bibliotecas Públicas Municipais do Sistema Estadual de Biblioteca. O coordenador da Editora Seduc, professor Sidney Menezes, fez a apresentação do programa, que consiste na publicação de livros escritos por professores, alunos e servidores da educação, através da qual já imprimiu 45 obras e, recentemente, foi autorizada a impressão de mais 102 obras, dentre publicações literárias, científicas, contos e poesias, biografias e relatos.

Sobre esta ação, o secretário Josué Modesto afirmou que “um programa editorial vinculado à Secretaria de Educação tem que necessariamente abranger um amplo espectro de produção literária. São textos de diversas naturezas produzidos pelos estudantes, e com imensa satisfação vimos alunos das nossas escolas responderem ao edital e apresentarem as suas produções. No mesmo sentido, professores que orientam trabalhos, produções de textos também apresentaram suas propostas”.

O professor Sidney Menezes lembrou ainda que as publicações não são restritas à rede estadual de ensino, mas que professores e alunos das redes municipais e particulares também podem participar.

/ Notícias / educacao_cultura_esportes

Segunda-Feira, 28 de Novembro de 2022 às 11:15:00