Terça-Feira, 07 de Fevereiro de 2023 às 10:30:00
Aulas de Robótica são ofertadas para alunos das escolas da Rede Estadual no Agreste sergipano
Centro de Excelência Roque José, de Campo do Brito, e Centro de Excelência Abdias Bezerra, em Ribeirópolis, contarão com expansão da modalidade para o ano letivo de 2023

A inovação tecnológica estará no cotidiano de alunos da escola pública de Sergipe, já projetando novos caminhos para o futuro. Duas escolas da Rede Estadual de Ensino que compreendem a Diretoria Regional do Agreste Sergipano (DRE 3) abrirão vagas para aulas de robótica do ano letivo de 2023. O Colégio Estadual Roque José, de Campo do Brito, ofertará 35 vagas da eletiva Robótica. Já o Centro de Excelência Abdias Bezerra, em Ribeirópolis, abrirá, pelo segundo ano consultivo, novas vagas na modalidade também eletiva. A inscrição deverá ser feita após o início do ano letivo na própria escola, e será destinada aos alunos do Ensino Médio em Tempo Integral, até ocupar todas as vagas.

O diretor do Centro de Excelência Abdias Bezerra, professor Gilton Barreto, explica que as aulas de robótica se iniciaram na instituição em 2022. A disciplina é coordenada pelos professores José Augusto Barreto, de Física, e Ísis Nicolau Melo, de Matemática. “No ano passado, oito alunos participaram da Feira de Robótica, em Lagarto. Temos a perspectiva de dar andamento à eletiva com o projeto no ano de 2023, até com um número maior de alunos”, salientou o diretor.

O Centro de Excelência Roque José, de Campo do Brito, ofertará a primeira turma em 2023, com o nome de RoboGames. A diretora Anita Almeida Andrade explica que ofertará 35 vagas para a eletiva, destinada ao Ensino Médio em Tempo Integral. “Nossos professores de Matemática e de Química fizeram a formação em Robótica, e pretendemos abrir uma turma de iniciação”, afirmou.

Os alunos aprenderão conceitos de circuitos simples e circuitos integrados, estudos sobre componentes eletrônicos, estudo de placas Arduíno, montagem de Arduíno e comunicação com o computador. Terão contato, ainda, com tipos e protocolos de comunicação, estudo de sensores e atuadores e montagem de plataforma robótica, noção básica de programação para movimentação dos robôs, estudo de linguagem de programação Scratch 3.0, e criação de games do Scratch 3.0.

/ Notícias / educacao_cultura_esportes

Terça-Feira, 07 de Fevereiro de 2023 às 10:30:00