Quarta-Feira, 20 de Janeiro de 2021 às 15:45:00
Atheneu Sergipense empossa representantes do Grêmio Estudantil após realizar eleição democrática

O Centro de Excelência Atheneu Sergipense, em Aracaju, realizou na manhã desta quarta-feira, 20, a solenidade de posse dos novos membros eleitos de forma democrática para o Grêmio Estudantil Clodomir Silva. O evento aconteceu no Teatro Atheneu e contou com a presença de alunos, professores, equipe diretiva, familiares, da diretora da diretora de Educação de Aracaju, Gilvânia Guimarães, e de representantes dos movimentos estudantis, Lizandra Dawany (Uses), e Daniel Anjos (Ubes).

A eleição foi feita de forma inédita de maneira online, durante o mês de dezembro de 2020, e contou com duas chapas representadas por sete alunos, cada. O processo foi totalmente conduzido pelos próprios alunos. Ao todo, 414 estudantes participaram da votação, que aconteceu via formulário do Google, tendo como vencedora a chapa “Atheneu de Todos Nós”, que atuará na escola e na comunidade pelos próximos dois anos.

O novo grêmio estudantil é formado pelos alunos: Hanielly Ribeiro (presidente), Paulo Roberto (vice-presidente), Beatriz Lima, João Guilherme, Ryan Matheus, Sammy Pereira e Kethilly Hadrinny. O diretor do Atheneu, Daniel Lemos, destacou que o grêmio estava em suspensão, mas que o período de distanciamento social não impediu que houvesse a eleição de uma nova chapa. “Nossa intenção era empoderar os alunos como formadores e protagonistas de sua própria história. Queremos que os alunos tenham, não apenas habilidades em fazer uma gestão democrática e participativa, mas que também tenham a liderança servidora; que possam entender que fazem parte da solução e que são capazes de analisar a sua realidade e de propor melhorias”, disse.

Eleita presidente do grêmio, a jovem Hanielly Ribeiro falou sobre os novos desafios que há pela frente. “Nós vamos fazer o possível para trabalhar, tanto em prol da escola, quanto em prol da comunidade escolar como um todo. Não iremos atuar sozinhos, mas nos somando com a coordenação, equipe gestora e professores. O grêmio estudantil é importante pela representatividade dos alunos e por fazer da escola um ambiente mais agradável”, declarou. Já o seu colega de chapa, João Guilherme, disse que “o Atheneu é um dos colégios de grande prestígio em Sergipe, propulsor e trampolim para alcançar sonhos. É importante ter representantes dos alunos com responsabilidade e, principalmente, com amor”.

A diretora da Diretoria de Educação de Aracaju (DEA), Gilvânia Guimarães, afirmou que esse é um momento para celebrar. “Esse movimento de eleição que os alunos fizeram, sobretudo neste período de pandemia, mobilizando, engajando os colegas e fazendo tudo virtualmente, significa a presença atuante de jovens e o quanto eles conseguem se articular. É importante a escola ter os alunos atuando de forma proativa, protagonista e articulada com a gestão. Isso certamente trará muitas melhorias para o processo de ensino”, disse.

/ Notícias / educacao_cultura_esportes

Quarta-Feira, 20 de Janeiro de 2021 às 15:45:00