Quinta-Feira, 07 de Outubro de 2021 às 12:00:00
Arquivo Público do Estado de Sergipe celebra 98 anos de história e preservação documental
Programação de aniversário ocorrerá entre os dias 13 e 15 de outubro, com palestras e homenagens, cujas atividades serão transmitidas no canal do YouTube Educação Sergipe, às 10h

O Arquivo Público do Estado de Sergipe (Apes), autarquia vinculada à Secretaria de Estado da Educação, do Esporte e da Cultura (Seduc), inicia as comemorações alusivas aos 98 anos de sua fundação como guardião do acervo documental do Estado. A programação de aniversário ocorrerá entre os dias 13 e 15 de outubro, com palestras e homenagens, cujas atividades serão transmitidas no canal do YouTube Educação Sergipe, às 10h.

No dia 13 será realizada a palestra “Apes 98 anos de história”, com a participação do professor Milton Barbosa, servidor do Arquivo Público de Sergipe, e da professora Terezinha Alves de Oliva, da Universidade Federal de Sergipe (UFS). No dia 14 a palestra “Os documentos do Apes e a pesquisa: experiências e perspectivas” será conduzida pelo professor Carlos de Oliveira Malaquias, também da UFS, e pelo professor Luiz Roberto de Barros Motta, da Universidade Federal da Bahia (Ufba). Já o dia 15 de outubro, data do aniversário do Arquivo, será marcado por homenagens e a inauguração da Galeria das Diretoras e Diretores do Apes, com a presença do secretário da Seduc, professor Josué Modesto dos Passos Subrinho.

O Arquivo Público é uma instituição que está encarregada de guardar, preservar e dar publicidade aos documentos produzidos pelo poder executivo ao longo da sua história, como correspondências oficiais, leis, decretos, documentos da burocracia estadual, mapas, fotografias, jornais, entre outros. O Arquivo tem alimentado pesquisas, entre monografias de conclusão de curso, dissertação de mestrado, teses de doutorado, dentro e fora do estado, e até pesquisas de estudiosos de outros países.

Para a diretora do Arquivo Público, professora Sayonara Rodrigues, o Apes configurou-se, ao longo dos seus quase 100 anos, como um lugar de memória, guardião de documentos importantes da nossa história. “Por isso não poderíamos deixar de celebrar a data do 15 de outubro com uma programação que verdadeiramente nos faça rememorar a valorosa contribuição que essa instituição vem concedendo para a preservação dos documentos produzidos pela administração pública, bem como das coleções doadas por ilustres sergipanos e que também fazem parte do nosso acervo”, enfatizou.

A historiadora Terezinha Alves de Oliva, palestrante do evento, também falou do sentimento que é celebrar o aniversário do Apes. “Com muita alegria, vemos o Arquivo Público do Estado de Sergipe chegar aos 98 anos. Na tumultuada história das nossas casas de memória, um arquivo quase centenário é um grande marco. Não por acaso, o aniversário do Apes coincide com o mês da sergipanidade. É muito oportuno lembrar que nessa Casa é guardada parte importante da memória escrita oficial do estado de Sergipe e que ele continua atuante e renovando-se. Homenagear o seu aniversário é também afirmar a sergipanidade, pois os documentos que nele são preservados inspiram historiadores e outros estudiosos a pesquisarem e conhecerem a trajetória dos sergipanos. Motivos de sobra para que prestigiemos o nosso Arquivo Público e exijamos boas condições para o desenvolvimento do seu trabalho. Vida longa e profícua ao Arquivo Público Estadual de Sergipe”.

O pesquisador Reinaldo Ribeiro Rocha, professor da rede estadual de ensino e doutorando em História Contemporânea pela Universidade Évora de Portugal, que tem utilizado os recursos do Arquivo Público no seu trabalho acadêmico, falou da sua relação com a instituição. “O Apes é um lugar onde sempre fui muito bem tratado. Uma instituição que guarda a memória da cultura sergipana, que é absolutamente necessária e vem se renovando fisicamente a cada ano. Eu tenho ido com uma certa frequência para o Apes e todas as vezes que chego àquela instituição sempre tenho a grata surpresa de ser muito bem recebido e ter, dentro do que é possível, minhas solicitações atendidas com a máxima destreza e boa vontade. Vida longa ao Apes e a todos que fazem essa instituição tão relevante para a guarda da memória do nosso estado”.

Fundação e Acervo

O Arquivo Público de Sergipe tem sua origem na Seção de Arquivo da Biblioteca Pública Provincial, criada em 1848. No Governo de Maurício Graccho Cardoso, em 1923, foi criado o Arquivo Público do Estado. Em 1926, o Arquivo voltou à condição de Seção da Biblioteca Pública, mantendo-se nesta situação até 1945.

O imóvel que hoje abriga o Arquivo Público, o Palácio Carvalho Neto, foi construído em 1936 em estilo rococó, para abrigar a Biblioteca Pública e a seção do Arquivo Público. Em 1947 o Arquivo Público mudou-se para o imóvel que hoje sedia a Escola do Legislativo (antiga Assembleia Legislativa). Essa situação permaneceu até 1974, quando foi construído um novo prédio para a Biblioteca Epifânio Dória, no bairro 13 de julho. A Biblioteca mudou-se e o Arquivo Público passou a ocupar sozinho o Palácio Carvalho Neto.

Dentre os documentos do Arquivo Público estão uma escritura de compra e venda de uma propriedade rural de 1673, além da coleção do pesquisador Sebrão Sobrinho digitalizada na íntegra; do jurista Gumercindo Bessa; de documentos do poeta Freire Ribeiro e do pesquisador e historiador Epifânio Dória, entre outros. Consta ainda do acervo do Apes todo o diário oficial, digitalizado, impresso em Sergipe desde a primeira edição em 1895, até o último circulado em formato impresso, em dezembro de 2012.

/ Notícias / educacao_cultura_esportes

Quinta-Feira, 07 de Outubro de 2021 às 12:00:00