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Sexta-Feira, 20 de Maio de 2022 às 16:45:00
Alunos do Colégio Estadual Francisco Portugal participam de ação voltada para a interação socioemocional
Objetivo é levar para a comunidade estudantil estratégias que estimulem os jovens a se expressarem mais

Os alunos do 6º ano do Ensino Fundamental do Colégio Estadual Professor Francisco Portugal, em Aracaju, estão participando de ações voltadas para a interação socioemocional. A iniciativa, que acontece durante três semanas, é desenvolvida pelo Núcleo de Apoio Socioemocional da Secretaria de Estado da Educação, do Esporte e da Cultura (Seduc). O objetivo é levar para a comunidade estudantil estratégias que estimulem os jovens a se expressarem mais, proporcionando-lhes uma melhor autorregulação emocional, com atividades que dispõem de dinâmicas de interação, encenação, confecção de desenhos e relaxamento corporal, entre outras técnicas.

“Interagindo com as emoções” é o nome dado à atividade coordenada pelas estagiárias Grasielle Cruz, do 7º período, e Evellyn Dória, do 5º período, acadêmicas da Universidade Tiradentes (Unit), sob a supervisão das psicólogas Andressa Lílian Rodrigues de Oliveira e Vivianne Lima Santos Cruz, técnicas do Núcleo de Apoio Socioemocional, no Serviço de Projetos Escolares em Direitos Humanos, do Departamento de Apoio ao Sistema Educacional da Seduc (NAS/Sepedh/Dase).  

De acordo com a psicóloga Vivianne Lima Santos Cruz, as atividades realizadas pelas estagiárias proporcionam espaços de escuta, criação de vínculo e partilha entre os estudantes. “Com um número menor de participantes - cerca de 10 alunos por grupo - e com cerca de três encontros, as rodas de conversa acabam se tornando lugares de troca, de escuta, de criação e também de fortalecimento de vínculos. Apesar de algumas temáticas já serem previamente articuladas e levadas para as rodas, a aposta é que, se algum ponto ou temática em comum surge naquele grupo, ele também poderá ser trabalhado. Não há uma pré-definição irrestrita do que vai ser abordado nas rodas. É uma construção coletiva que envolve diretamente os participantes”. 

“Acredita-se que proporcionando esses espaços de interação horizontalizada e de construções coletivas, os estudantes possam se sentir mais confiantes e capazes de partilhar o que os afligem, trabalhando a autonomia e os engajando para fazer da escola e da relação com os colegas lugares e possibilidades de acolhimento e escuta entre seus pares”, acrescentou Vivianne Lima.

Para Grasielle Cruz, a experiência de trabalhar com os alunos do 6º ano tem sido bastante enriquecedora, visto que a estratégia foi pensada para ser desenvolvida de forma lúdica e divertida. “Essa é uma ótima oportunidade de mostrar a importância de identificar as emoções e saber lidar com elas no seu dia a dia. Na semana passada fizemos uma dinâmica psicodramática, na qual as crianças fizeram uma peça teatral, colocamos eles para desenhar suas impressões, e também fizemos uma técnica de relaxamento, além de mímica para identificar qual emoção e por que estou sentindo ela, finalizando com a técnica telefone sem fio, em que a gente coloca uma frase e uma expressão. São nessas pequenas coisas que é possível identificar o que eles sentem, o que eles estão passando naquele momento”, declarou

A acadêmica Evellyn Dória explica que a ideia do projeto "Interagindo com as emoções" é fugir da normalidade, fazer algo de diferente que motive e dê mais significado às emoções dos alunos, “especialmente no momento de retomada das atividades presenciais. A gente vem com uma proposta de estar perto, porque muitas vezes esses alunos não se sentem bem ao conversar, e essa ação faz com que ele tenha um lugar de fala, de se expressar, dizer o que está pensando. Então a intenção é justamente esta: fazer com que eles mostrem suas emoções e onde elas estão presentes”, destacou.

A cada encontro a empolgação toma conta dos estudantes do 6º ano do Ensino Fundamental do Colégio Estadual Professor Francisco Portugal. A aluna Luiza Carolayne Conceição Almeida afirmou que se sentiu bem ao participar das dinâmicas. “Foi muito legal ter essa experiência aqui na escola. Eu e meus colegas adoramos porque assim podemos interagir de todas as formas”, frisou. Outra aluna, Stefany de Souza, também aprovou a iniciativa. Para ela, expressar-se por meio do desenho foi o mais interessante dessa atividade “porque tive a oportunidade de mostrar o que eu estava sentindo naquele momento. Estou gostando muito de participar desse projeto”, acrescentou ela.

O professor Fábio Fontes, de Educação Física, destacou que a emoção faz parte da aprendizagem. “Ela acompanha o ser humano em todos os momentos da vida, então nada melhor do que trabalhar esses temas na escola para que os estudantes possam expor suas emoções, sentimentos, e a gente ir trabalhando essas questões de sentimentos, de raiva e de rancor, a fim de que a gente possa entender os estudantes. Acredito que mais ações nesse sentido devem acontecer na escola para que o jovem possa também desenvolver seu pensamento crítico e uma melhor relação interpessoal”, concluiu.

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Alunos do Colégio Estadual Francisco Portugal participam de ação voltada para a interação socioemocional
Objetivo é levar para a comunidade estudantil estratégias que estimulem os jovens a se expressarem mais
Sexta-Feira, 20 de Maio de 2022 às 16:45:00

Os alunos do 6º ano do Ensino Fundamental do Colégio Estadual Professor Francisco Portugal, em Aracaju, estão participando de ações voltadas para a interação socioemocional. A iniciativa, que acontece durante três semanas, é desenvolvida pelo Núcleo de Apoio Socioemocional da Secretaria de Estado da Educação, do Esporte e da Cultura (Seduc). O objetivo é levar para a comunidade estudantil estratégias que estimulem os jovens a se expressarem mais, proporcionando-lhes uma melhor autorregulação emocional, com atividades que dispõem de dinâmicas de interação, encenação, confecção de desenhos e relaxamento corporal, entre outras técnicas.

“Interagindo com as emoções” é o nome dado à atividade coordenada pelas estagiárias Grasielle Cruz, do 7º período, e Evellyn Dória, do 5º período, acadêmicas da Universidade Tiradentes (Unit), sob a supervisão das psicólogas Andressa Lílian Rodrigues de Oliveira e Vivianne Lima Santos Cruz, técnicas do Núcleo de Apoio Socioemocional, no Serviço de Projetos Escolares em Direitos Humanos, do Departamento de Apoio ao Sistema Educacional da Seduc (NAS/Sepedh/Dase).  

De acordo com a psicóloga Vivianne Lima Santos Cruz, as atividades realizadas pelas estagiárias proporcionam espaços de escuta, criação de vínculo e partilha entre os estudantes. “Com um número menor de participantes - cerca de 10 alunos por grupo - e com cerca de três encontros, as rodas de conversa acabam se tornando lugares de troca, de escuta, de criação e também de fortalecimento de vínculos. Apesar de algumas temáticas já serem previamente articuladas e levadas para as rodas, a aposta é que, se algum ponto ou temática em comum surge naquele grupo, ele também poderá ser trabalhado. Não há uma pré-definição irrestrita do que vai ser abordado nas rodas. É uma construção coletiva que envolve diretamente os participantes”. 

“Acredita-se que proporcionando esses espaços de interação horizontalizada e de construções coletivas, os estudantes possam se sentir mais confiantes e capazes de partilhar o que os afligem, trabalhando a autonomia e os engajando para fazer da escola e da relação com os colegas lugares e possibilidades de acolhimento e escuta entre seus pares”, acrescentou Vivianne Lima.

Para Grasielle Cruz, a experiência de trabalhar com os alunos do 6º ano tem sido bastante enriquecedora, visto que a estratégia foi pensada para ser desenvolvida de forma lúdica e divertida. “Essa é uma ótima oportunidade de mostrar a importância de identificar as emoções e saber lidar com elas no seu dia a dia. Na semana passada fizemos uma dinâmica psicodramática, na qual as crianças fizeram uma peça teatral, colocamos eles para desenhar suas impressões, e também fizemos uma técnica de relaxamento, além de mímica para identificar qual emoção e por que estou sentindo ela, finalizando com a técnica telefone sem fio, em que a gente coloca uma frase e uma expressão. São nessas pequenas coisas que é possível identificar o que eles sentem, o que eles estão passando naquele momento”, declarou

A acadêmica Evellyn Dória explica que a ideia do projeto "Interagindo com as emoções" é fugir da normalidade, fazer algo de diferente que motive e dê mais significado às emoções dos alunos, “especialmente no momento de retomada das atividades presenciais. A gente vem com uma proposta de estar perto, porque muitas vezes esses alunos não se sentem bem ao conversar, e essa ação faz com que ele tenha um lugar de fala, de se expressar, dizer o que está pensando. Então a intenção é justamente esta: fazer com que eles mostrem suas emoções e onde elas estão presentes”, destacou.

A cada encontro a empolgação toma conta dos estudantes do 6º ano do Ensino Fundamental do Colégio Estadual Professor Francisco Portugal. A aluna Luiza Carolayne Conceição Almeida afirmou que se sentiu bem ao participar das dinâmicas. “Foi muito legal ter essa experiência aqui na escola. Eu e meus colegas adoramos porque assim podemos interagir de todas as formas”, frisou. Outra aluna, Stefany de Souza, também aprovou a iniciativa. Para ela, expressar-se por meio do desenho foi o mais interessante dessa atividade “porque tive a oportunidade de mostrar o que eu estava sentindo naquele momento. Estou gostando muito de participar desse projeto”, acrescentou ela.

O professor Fábio Fontes, de Educação Física, destacou que a emoção faz parte da aprendizagem. “Ela acompanha o ser humano em todos os momentos da vida, então nada melhor do que trabalhar esses temas na escola para que os estudantes possam expor suas emoções, sentimentos, e a gente ir trabalhando essas questões de sentimentos, de raiva e de rancor, a fim de que a gente possa entender os estudantes. Acredito que mais ações nesse sentido devem acontecer na escola para que o jovem possa também desenvolver seu pensamento crítico e uma melhor relação interpessoal”, concluiu.