Terça-Feira, 06 de Dezembro de 2022 às 17:15:00
Alunos do Centro de Excelência José Rollemberg Leite expõem trabalhos na III Feira de Ciências
O evento contou com 42 trabalhos expostos no pátio e nas salas de aula, cinco dos quais foram agraciados com medalhas e brindes.

Com o tema “Desvendando os mistérios das Ciências”, o Centro de Excelência José Rollemberg Leite, em Aracaju, realizou na sexta-feira, 2, a terceira edição da Feira de Ciências com a participação de todos os alunos, que se organizaram em grupos para apresentar e desvendar os fenômenos científicos. Ao todo, o evento contou com 42 trabalhos expostos no pátio e nas salas de aula, cinco dos quais foram agraciados com medalhas e brindes.

As pesquisas foram realizadas ao longo do segundo semestre. Um dos requisitos para a apresentação foi a produção de um banner contendo os conceitos científicos e contexto social e/ou ambiental da investigação. A programação contou ainda com o lançamento de foguetes de garrafa pet. Os trabalhos foram orientados pelos professores de Ciências da Natureza: Givanildo Batista (Química), Bosco Luiz Almeida (Física), Antônio Celso Freitas (Biologia), Emília Nazaré (Ciências), Elisângela Dantas (Ciências).

O coordenador do evento, professor Givanildo Batista, explicou que durante as atividades os alunos são motivados a desenvolver a criatividade e os conceitos científicos dos experimentos. “Ficamos felizes com cada investigação apresentada pelos alunos. Tivemos maquetes belíssimas, relacionadas à educação alimentar, fontes de energia, aquecimento global, erupção vulcânica, plataforma de petróleo; diversos artefatos de química, física e biologia, como a pilha de batata, foguete de garrafa pet, pulmão artificial, submarino, garrafa pet e balão explosivo, motor por indução, produção de iogurte caseiro, entre outros. Também realizamos a tipagem sanguínea dos estudantes, auxiliada pela professora e técnica de enfermagem Cândida Cruz. Neste ano, conseguimos patrocínio da loja Tricell Store, com brindes e medalhas para premiar os cinco primeiros colocados”, disse.

Para o aluno Diogo Vinicius Silvino Barros, do 1º ano do ensino médio, participar da feira “foi importante porque, através dela, nós conseguimos ampliar nosso conhecimento e a oportunidade de vivenciar os projetos de forma prática. Essa aproximação com as atividades científicas é importante para nos ajudar a identificar nossos talentos em nossas áreas, podendo ajudar também na escolha da nossa profissão”, declarou ele.

A aluna Stefany Araújo da Silva, do 2º ano do ensino médio, destacou que se sente estimulada com o projeto. “É nessa feira que desenvolvemos o nosso conhecimento com Física, Química e Biologia. O estudante José Liedson Silva Souza também destacou a participação no evento. “Foi uma experiência incrível e uma forma de aprofundar e diversificar meus conhecimentos, controlar e aprimorar virtudes como paciência, persistência e atenção, e atribuir um toque científico em minha trajetória estudantil”.

Na ocasião os alunos também expuseram os projetos premiados na XII Feira Científica de Sergipe (Cienart) e na I Feira de Ciência do Agreste Sergipano (Fecase), “Saneantes versus Sars-CoV-2” e “Formulação de álcool em gel”, respectivamente. O professor Givanildo Batista ressaltou que a realização da Feira vem de inspirações da participação nesses eventos. E ainda reforçou que foi imprescindível o apoio da gestora da unidade, Andreza Andrade, e dos coordenadores Ana Isabel Mendonça, Josilene Souza e Hilton Mendonça. O Programa Residência Pedagógica do curso de Química da UFS e ex-alunos da instituição colaboraram no evento.

/ Notícias / educacao_cultura_esportes

Terça-Feira, 06 de Dezembro de 2022 às 17:15:00