Terça-Feira, 31 de Maio de 2022 às 12:00:00
Alunos do Centro de Excelência Dr. Alcides Pereira vivenciam ação sobre turismo pedagógico

Os alunos do Centro de Excelência Dr. Alcides Pereira, em Maruim, participaram, no último sábado letivo, 28, das atividades práticas do projeto "De Tototó pelo rio Sergipe: Turismo Pedagógico como Ferramenta de Aprendizagem”, com visitas a pontos turísticos de Aracaju. Idealizada pela professora Adinagruber da Conceição Lima, a iniciativa está sendo apoiada pelo edital nº 01/2021, da Secretaria de Estado da Educação, do Esporte e da Cultura (Seduc) e Fundação de Apoio à Pesquisa e à Inovação Tecnológica do Estado de Sergipe (Fapitec).

O projeto tem como objetivo utilizar a interdisciplinaridade e o turismo pedagógico como ferramentas de construção coletiva do conhecimento, visando a instigar a percepção e a apropriação dos alunos quanto às suas vivências e experiências nas suas relações com os patrimônios naturais e culturais nos seus cotidianos. A ação é direcionada aos alunos das três séries do ensino médio em tempo integral.

De acordo com a professora Adinagruber da Conceição, que leciona História, a partir da proposta de práticas de turismo pedagógico pelo rio Sergipe, utilizando a embarcação Tototó (patrimônio imaterial de Sergipe), “presta-se a colaborar no sentido de articular as áreas do conhecimento para produzir mudanças didático-pedagógicas na escola, além de fomentar o debate sobre a importância das memórias, dos patrimônios naturais e culturais, das identidades culturais e dos sentidos de pertencimento ao estado de Sergipe, contribuindo para induzir o senso crítico, a autonomia e a participação cidadã efetiva dos discentes na sociedade”.

“Espera-se, com esse projeto, que os alunos despertem maior interesse e disposição para a aprendizagem dos conteúdos, incentivando o fortalecimento das identidades culturais e contribuindo para a promoção de cidadãos sensíveis aos valores da preservação da história, da cultura e do meio ambiente, capazes de atuar de forma responsável na sociedade”, salientou a professora Adinagruber da Conceição.

A aluna do 2º ano do ensino médio, Sarah Balbino, bolsista do projeto, enfatizou que a ação busca trabalhar temas importantes de maneira leve e lúdica. “Tivemos a oportunidade de sair da zona de conforto e experimentar uma nova forma de ensino, ali mesmo na prática. Aprendemos muito em cada ambiente visitado. Temos que valorizar mais esses espaços e chamar a atenção das autoridades competentes para manter e preservar os patrimônios culturais históricos do nosso estado. Foi uma experiência única que quero levar para minha vida”.

O roteiro da aula-passeio contemplou pontos turísticos, como o Parque da Cidade, o Largo da Gente Sergipana e o estuário do Rio Sergipe, a Prainha da Mangaba e uma antiga Salina, os quais serviram de cenário para as aulas dos professores Jailson dos Santos (Geografia) e Adinagruber da Conceição e Luiz Antônio (História), Rita Maia (Arte), Aldair Ferreira (Química), Michel Ferreira (Física), da Anna Carolina Mota (Biologia) e Everton Sena (Matemática). O projeto contou ainda com o apoio do coordenador pedagógico Jamisson Carvalho e tem a  co-orientação do professor doutor Dênio Azevedo (UFS) e das mestras e pesquisadoras em Turismo, Luara Lázaro e Ylhah Melo (IFS).

/ Notícias / educacao_cultura_esportes

Terça-Feira, 31 de Maio de 2022 às 12:00:00