Os alunos do Centro de Excelência Dr. Alcides Pereira, em Maruim, participaram, no último sábado letivo, 28, das atividades práticas do projeto "De Tototó pelo rio Sergipe: Turismo Pedagógico como Ferramenta de Aprendizagem”, com visitas a pontos turísticos de Aracaju. Idealizada pela professora Adinagruber da Conceição Lima, a iniciativa está sendo apoiada pelo edital nº 01/2021, da Secretaria de Estado da Educação, do Esporte e da Cultura (Seduc) e Fundação de Apoio à Pesquisa e à Inovação Tecnológica do Estado de Sergipe (Fapitec).
O projeto tem como objetivo utilizar a interdisciplinaridade e o turismo pedagógico como ferramentas de construção coletiva do conhecimento, visando a instigar a percepção e a apropriação dos alunos quanto às suas vivências e experiências nas suas relações com os patrimônios naturais e culturais nos seus cotidianos. A ação é direcionada aos alunos das três séries do ensino médio em tempo integral.
De acordo com a professora Adinagruber da Conceição, que leciona História, a partir da proposta de práticas de turismo pedagógico pelo rio Sergipe, utilizando a embarcação Tototó (patrimônio imaterial de Sergipe), “presta-se a colaborar no sentido de articular as áreas do conhecimento para produzir mudanças didático-pedagógicas na escola, além de fomentar o debate sobre a importância das memórias, dos patrimônios naturais e culturais, das identidades culturais e dos sentidos de pertencimento ao estado de Sergipe, contribuindo para induzir o senso crítico, a autonomia e a participação cidadã efetiva dos discentes na sociedade”.
“Espera-se, com esse projeto, que os alunos despertem maior interesse e disposição para a aprendizagem dos conteúdos, incentivando o fortalecimento das identidades culturais e contribuindo para a promoção de cidadãos sensíveis aos valores da preservação da história, da cultura e do meio ambiente, capazes de atuar de forma responsável na sociedade”, salientou a professora Adinagruber da Conceição.
A aluna do 2º ano do ensino médio, Sarah Balbino, bolsista do projeto, enfatizou que a ação busca trabalhar temas importantes de maneira leve e lúdica. “Tivemos a oportunidade de sair da zona de conforto e experimentar uma nova forma de ensino, ali mesmo na prática. Aprendemos muito em cada ambiente visitado. Temos que valorizar mais esses espaços e chamar a atenção das autoridades competentes para manter e preservar os patrimônios culturais históricos do nosso estado. Foi uma experiência única que quero levar para minha vida”.
O roteiro da aula-passeio contemplou pontos turísticos, como o Parque da Cidade, o Largo da Gente Sergipana e o estuário do Rio Sergipe, a Prainha da Mangaba e uma antiga Salina, os quais serviram de cenário para as aulas dos professores Jailson dos Santos (Geografia) e Adinagruber da Conceição e Luiz Antônio (História), Rita Maia (Arte), Aldair Ferreira (Química), Michel Ferreira (Física), da Anna Carolina Mota (Biologia) e Everton Sena (Matemática). O projeto contou ainda com o apoio do coordenador pedagógico Jamisson Carvalho e tem a co-orientação do professor doutor Dênio Azevedo (UFS) e das mestras e pesquisadoras em Turismo, Luara Lázaro e Ylhah Melo (IFS).
Os alunos do Centro de Excelência Dr. Alcides Pereira, em Maruim, participaram, no último sábado letivo, 28, das atividades práticas do projeto "De Tototó pelo rio Sergipe: Turismo Pedagógico como Ferramenta de Aprendizagem”, com visitas a pontos turísticos de Aracaju. Idealizada pela professora Adinagruber da Conceição Lima, a iniciativa está sendo apoiada pelo edital nº 01/2021, da Secretaria de Estado da Educação, do Esporte e da Cultura (Seduc) e Fundação de Apoio à Pesquisa e à Inovação Tecnológica do Estado de Sergipe (Fapitec).
O projeto tem como objetivo utilizar a interdisciplinaridade e o turismo pedagógico como ferramentas de construção coletiva do conhecimento, visando a instigar a percepção e a apropriação dos alunos quanto às suas vivências e experiências nas suas relações com os patrimônios naturais e culturais nos seus cotidianos. A ação é direcionada aos alunos das três séries do ensino médio em tempo integral.
De acordo com a professora Adinagruber da Conceição, que leciona História, a partir da proposta de práticas de turismo pedagógico pelo rio Sergipe, utilizando a embarcação Tototó (patrimônio imaterial de Sergipe), “presta-se a colaborar no sentido de articular as áreas do conhecimento para produzir mudanças didático-pedagógicas na escola, além de fomentar o debate sobre a importância das memórias, dos patrimônios naturais e culturais, das identidades culturais e dos sentidos de pertencimento ao estado de Sergipe, contribuindo para induzir o senso crítico, a autonomia e a participação cidadã efetiva dos discentes na sociedade”.
“Espera-se, com esse projeto, que os alunos despertem maior interesse e disposição para a aprendizagem dos conteúdos, incentivando o fortalecimento das identidades culturais e contribuindo para a promoção de cidadãos sensíveis aos valores da preservação da história, da cultura e do meio ambiente, capazes de atuar de forma responsável na sociedade”, salientou a professora Adinagruber da Conceição.
A aluna do 2º ano do ensino médio, Sarah Balbino, bolsista do projeto, enfatizou que a ação busca trabalhar temas importantes de maneira leve e lúdica. “Tivemos a oportunidade de sair da zona de conforto e experimentar uma nova forma de ensino, ali mesmo na prática. Aprendemos muito em cada ambiente visitado. Temos que valorizar mais esses espaços e chamar a atenção das autoridades competentes para manter e preservar os patrimônios culturais históricos do nosso estado. Foi uma experiência única que quero levar para minha vida”.
O roteiro da aula-passeio contemplou pontos turísticos, como o Parque da Cidade, o Largo da Gente Sergipana e o estuário do Rio Sergipe, a Prainha da Mangaba e uma antiga Salina, os quais serviram de cenário para as aulas dos professores Jailson dos Santos (Geografia) e Adinagruber da Conceição e Luiz Antônio (História), Rita Maia (Arte), Aldair Ferreira (Química), Michel Ferreira (Física), da Anna Carolina Mota (Biologia) e Everton Sena (Matemática). O projeto contou ainda com o apoio do coordenador pedagógico Jamisson Carvalho e tem a co-orientação do professor doutor Dênio Azevedo (UFS) e das mestras e pesquisadoras em Turismo, Luara Lázaro e Ylhah Melo (IFS).