Quarta-Feira, 30 de Novembro de 2022 às 16:30:00
Alunos do Centro de Excelência 28 de Janeiro participam de Concurso Literário
Os textos foram avaliados por uma banca composta por professores e acadêmicos

Estudantes do Centro de Excelência 28 de Janeiro, situado no município de Monte Alegre de Sergipe, participaram do IV Concurso Literário de Monte Alegre de Sergipe. Os textos foram avaliados por uma banca composta por professores e acadêmicos das academias de Letras do estado e nesta sexta-feira, 25, Dia da Emancipação Política do Município de Monte Alegre, ocorreu a cerimônia de premiação e todos foram agraciados com o certificado de participação.

Os primeiros lugares foram conquistados pela jovem Maria Eloísa de Sá (Categoria Conto) com o texto “A obra e os olhares”. O jovem Adriano Pereira Gravatá teve seu texto “Meu Reflexo” classificado em 1º Lugar na Categoria Poema. As jovens Julia da Silva Santana e Estephany Silva Lima, com os textos “O tempo não atrasa, mas nos deixa atrasados”, 2º Lugar, e “Nostalgia”, 3º Lugar, respectivamente, na categoria Crônica.

De acordo com o professor Carlos Alexandre, atividades como essa são muito importantes para o desabrochar da escrita de crianças e jovens. “Quando pegam um papel ou tela em branco e começam a preencher com palavras cheias de sentido e significância, traduzindo a visão do mundo interior e exterior, é acreditar que o amanhã ainda poderá ser melhor, porque através da escrita é possível expressar uma análise do campo real da nossa sociedade. Dominar a palavra é um dom que precisa ser lapidado a cada instante”, descreveu.

Segundo o professor, inserir o jovem no mundo da leitura e escrita é mostrar para os alunos como desbravar novos horizontes capazes de conduzi-los a um amanhã mais humano e empático. “Essa é uma das funções da escola. Assim, não teremos mais jovens analfabetos funcionais. É preciso romper paradigmas e oportunizar possibilidades”, destaca.

/ Notícias / educacao_cultura_esportes

Alunos do Centro de Excelência 28 de Janeiro participam de Concurso Literário