Segunda-Feira, 04 de Maio de 2020 às 13:00:00
Alunos de Umbaúba vencem concurso de máscara caseira promovido pela Cienart

Após submeter os trabalhos ao voto popular, a coordenação da Feira Estadual de Ciências, Tecnologia e Artes de Sergipe (Cienart) já tem o resultado dos estudantes vencedores de concurso de máscaras caseiras. A iniciativa teve como finalidade mobilizar a comunidade escolar (educação infantil, ensino fundamental e ensino médio) para a divulgação de fabricação e uso correto de máscaras caseiras para enfrentamento à Covid-19.

O concurso foi direcionado aos estudantes da educação básica ou curso técnico em nível médio do estado de Sergipe. Cada vídeo poderia ter mais de um estudante, desde que respeitada a conduta de isolamento social recomendada pela Organização Mundial da Saúde (OMS).

Na categoria Cientista Master (14 a 17 anos, ou alunos do Ensino Médio) – vídeos sobre produção de máscara com material de baixo custo, sem a utilização de máquina de costura: os alunos Alisson Souza da Cruz, Paulo Souza Santos e Sara Santos Silva, do Colégio Estadual  Prefeito Anfilófio Fernandes, em Umbaúba, foram os vencedores. Já o segundo lugar ficou com os alunos Larissa Beatriz França, Rafael de Araújo, Adriana Kelly Santana, Joice Emanuele Souza e Marielle dos Santos, do Centro de Excelência Atheneu Sergipense, em Aracaju.

Os alunos vencedores agradeceram à Cienart pelo concurso e parabenizaram todas as escolas que participaram. "Ser classificado dentro de números concorrentes foi uma sensação indescritível de dever cumprido. Vibramos com as pessoas que nos ajudaram a chegar a esse mérito. Não temos palavras suficientes e significativas que permitam agradecer. Só gratidão. Permanecemos felizes em saber que estamos orientando a sociedade por meio de um vídeo, a se proteger do vírus. Como também ajudando o nosso próximo neste período, com cestas básicas. Enfim, somos gratos por todo o apoio da nossa escola e à equipe dos professores que nos deu maior suporte na divulgação. Da mesma maneira nossos familiares, parentes e amigos. Nosso muito obrigado", exclamaram.

O diretor da unidade de ensino, professor Vanderson de Gois Santos, comemorou a vitória dos alunos e acredita que a educação se estabelece, principalmente, pela coparticipação dos estudantes e professores. “Nesse sentido, as atividades de pesquisa tornaram-se um dos pilares das ações pedagógicas do nosso colégio.

Incentivamos os valores da pesquisa, como o uso prático dos saberes, dentro dos planejamentos dos professores. Por isso, a participação em atividades práticas, como feiras, festivais, seminários e  conferências tem se tornado uma realidade dentro dos valores desenvolvidos nesta instituição. Assim, o empenho de nossos estudantes e professores nessa dinâmica é o fruto da expertise que estamos consolidando nas práticas teórico-metodológicas de ensino e aprendizagem a partir da nossa realidade didática”, pontuou.

Para a professora Zélia Soares, coordenadora da Feira Científica de Sergipe, a premiação é uma forma de sensibilizar os estudantes para o uso da máscara neste enfrentamento ao coronavírus. “A gente espera com isso ter dado a nossa contribuição para sensibilizar os estudantes e suas famílias. Estão todos de parabéns, e continuem ligados porque vêm mais novidades por aí.  A Cienart vem pensando em mais concursos, estratégias e atividades para passarmos por esta fase com muita ciência, tecnologia e arte”, frisou.

Premiação

Para premiar os alunos, a Cienart fará divulgação do vídeo na página e rede social da Cienart e das instituições apoiadoras (ASCi, Seduc, UFS e outras). Entregará um Kit Cienart com camisa, sacola, copo e itens doados pelos patrocinadores. Além do direito de escolher cinco famílias para receber uma cesta básica mensal durante três meses, ou uma instituição beneficente para receber as cestas. Mais informações sobre o edital podem ser obtidas por meio do link. https://drive.google.com/open?id=1E0G73UNskvct3K1MjoBO5RkEWN4h9Kmx

/ Notícias / educacao_cultura_esportes

Alunos de Umbaúba vencem concurso de máscara caseira promovido pela Cienart