Quinta-Feira, 11 de Novembro de 2021 às 14:00:00
Alunos da rede estadual participam da turnê "O Enem, o Sonho & Você 2021"
Aula foi uma revisão de Linguagens feita através de paródias baseadas em músicas de artistas consagrados

Alunos de diversas escolas da rede estadual de ensino estiveram no Teatro Atheneu, em Aracaju, na manhã desta quinta-feira, 11, onde aconteceu mais uma edição da Turnê "O Enem, o Sonho e Você", iniciativa coordenada pelo professor Fabiano Oliveira, que leciona Língua Portuguesa no Centro de Excelência Dom Luciano Cabral Duarte. A aula foi aberta a todo o público e foi uma revisão de Linguagens, contemplando as disciplinas de Língua Portuguesa, Literatura e Redação, para a prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), por meio de paródias baseadas em músicas de artistas consagrados.

Faltando apenas 10 dias para as primeiras provas do Enem, os alunos tiveram a oportunidade de estar presentes na aula-show. O Teatro Atheneu ficou lotado com estudantes da rede estadual que chegaram cedo para garantir um bom lugar. Logo na entrada, eles receberam as letras das paródias criadas pelo professor Fabiano Oliveira, a fim de que pudessem cantar e acompanhar as músicas.

“O retorno a esse momento presencial é indescritível. É muito bom poder estar novamente com eles e ajudá-los num momento tão difícil, que é esse período quase fim de pandemia, neste momento em que eles estão com a autoestima muito baixa. É importante que a música, juntamente com o conteúdo do Enem, fortaleça o aprendizado desses alunos”, disse o professor Fabiano Oliveira, que tem levado a turnê para diversas cidades de Sergipe, finalizando no dia 17 de novembro, em Ribeirópolis.

Revisão diferente

Quando as cortinas do palco abriram, os alunos se empolgaram ao som da primeira paródia cantada pelo professor. A revisão cantada é toda feita a partir do conteúdo da Base Nacional Comum Curricular. Os assuntos musicados contêm tipologias textuais, gêneros textuais, figuras de linguagem, funções de linguagem e escolas literárias. Os temas ganharam versões pedagógicas para ajudar os alunos, tendo como destaques as paródias da cantora Marília Mendonça, com “O concretismo assim nasceu”, baseada na música "Graveto”, a mais tocada de 2020; "Facas", de Diego e Victor Hugo, uma homenagem aos 100 anos de Clarice Lispector, e "Ilariê", imortalizada na voz de Xuxa, apresentada com o conteúdo “Tipologias textuais”.

A aluna Anny Talita Santos de Melo estuda no 2º ano do Centro de Excelência Dom Luciano Cabral Duarte. Ela pretende estudar no curso de Gastronomia e disse ter gostado bastante da revisão. “É uma dinâmica diferente, considerando que a maioria dos professores trabalha de forma sempre igual. O aulão com paródias é uma forma mais divertida, prende mais a atenção dos alunos para que a gente possa se interessar mais pelos assuntos ensinados e que cairão no Enem”, disse. Quem também gostou foi o seu colega Pedro Lucas Faustino Góis, que quer estudar Análise de Desenvolvimento de Sistemas. “É bom diversificar. Às vezes fica muito monótono, quando estudamos apenas em sala de aula. Por meio da música, a aula fica mais diversificada e é melhor para sairmos da rotina e aprender de maneira mais divertida”, afirmou.

Aluna do 3º ano do Centro de Excelência Gonçalo Rollemberg Leite, a jovem Maria Luiza Jesus Santos pretende cursar Enfermagem e não perdeu a oportunidade de assistir à aula-show. “Acho que essa forma de ensinar é bem melhor para o nosso aprendizado. Quando a gente decora uma música é muito mais fácil do que decorar um assunto dado em uma aula tradicional”, declarou. A sua colega Carolina de Lourdes Melo Siqueira Mendes Santos estava assistindo ao aulão pela primeira vez. “Com  essa aula-show a gente consegue lembrar mais. A música fica mais em nossa mente, e a gente acaba memorizando melhor os assuntos. É uma forma interessante de revisão para o Enem”, disse.

Para Felipe Guidice de Santana, “essa forma de revisar torna mais fácil o aprendizado, para que os alunos possam fazer uma boa prova no Enem”. Quem também elogiou a iniciativa foi Murilo Araújo Muniz, que pretende estudar Engenharia Civil. “Esse show é uma aula dada de forma muito mais interativa e elaborada. Isso mostra que o ensino pode ser transmitido de uma maneira explicativa e alegre”, afirmou.

/ Notícias / educacao_cultura_esportes

Alunos da rede estadual participam da turnê "O Enem, o Sonho & Você 2021"
Quinta-Feira, 11 de Novembro de 2021 às 14:00:00

Revisão diferente