Segunda-Feira, 07 de Outubro de 2019 às 15:30:00
Adolescentes da Comunidade de Atendimento Socioeducativo Masculina participam de revisões para o Encceja
Grupo de alunos também recebeu certificação por participação na Cienart

Cerca de 40 alunos adolescentes da Comunidade de Atendimento Socioeducativo Masculina (Casem) finalizaram na manhã desta segunda-feira (07), as revisões para o Exame Nacional Para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja), que para os socioeducandos acontecerá na terça e quarta-feira (dias 8 e 9). As revisões foram ministradas nas duas últimas semanas pela equipe pedagógica do Colégio Estadual Professor Antônio Fontes Freitas, ao qual a Casem é vinculada. A equipe e contou com a participação de professores das redes estadual e particular.

Nesta segunda-feira, os jovens assistiram a uma palestra motivacional, ministrada pela psicopedagoga Néclea Dantas, que falou sobre sonhos e projetos de vida. “Vejo nesse momento de conversa uma oportunidade de mantê-los motivados a acreditarem que é possível transformar a vida através da educação. Muitos não têm a dimensão da importância que é fazer esse exame e poder prosseguir. Vim contribuir com uma palavra para que eles possam entender que isso vai ser importante na trajetória deles”, declarou.

A pedagoga Nati Silva explicou que, ao todo, são 43 alunos inscritos no Encceja, sendo 14 para o ensino médio e 29 para o ensino fundamental. Além das aulas de revisão que aconteceram nas duas últimas semanas, os jovens fizeram um simulado para testarem os seus conhecimentos. “Muitos deles só querem terminar os estudos para ter mais oportunidades de emprego, outros têm sonhos de fazer uma faculdade e querem avançar. Nós acreditamos nos sonhos deles”, afirmou.

Certificação da Cienart

Além da palestra motivacional, a manhã desta segunda-feira contou com a presença da coordenadora da Feira Científica de Sergipe (Cienart), Zélia Macedo, que foi entregar o certificado a três alunos do Casem que participaram do evento científico no dia 27 de setembro, no Centro de Vivência da Universidade Federal de Sergipe (UFS).

Orientado pelo professor Antônio Carlos de Oliveira, o grupo apresentou o trabalho intitulado “Utilização dos jogos tradicionais de entretenimento para o ensino-aprendizagem da matemática de forma divertida no ensino fundamental”. Os jovens participaram da Cienart vinculados ao Colégio Estadual Professor Antônio Fontes Freitas e seu trabalho se destacou no 6º lugar geral na categoria Escola Pública de Ensino Fundamental.

“A gente resolveu estar aqui presente porque é uma iniciativa muito boa levar os alunos do Casem para participarem da Cienart. Eles foram protagonistas em um evento de toda a comunidade, e acredito que isso traz para eles um diferencial no sentido da reintegração”, disse Zélia Macedo.

O professor Antônio Carlos de Oliveira disse que já conquistou, em outro momento e em outra escola, o 1º lugar na Cienart, mas que dessa vez a conquista teve um valor especial para ele. “A Cienart é importante para alunos de qualquer segmento. Aqui, por serem jovens privados de liberdade, todo esforço que a gente possa fazer é importante. Eles ficaram bastante motivados e percebi o crescimento da autoestima. No dia da apresentação eles se saíram muito bem, discutiram o projeto com professores de matemática que visitaram o estande, ouviram sugestões. Foi bem gratificante para todos”, explicou.

Oportunidade

Os socioeducandos que participaram das revisões destacaram que essa ação é uma grande oportunidade para a vida deles. Foi o caso de E.C.A.S, de 16 anos, que vai fazer o Encceja para o ensino fundamental. “A expectativa é muito boa, uma oportunidade que só tenho a agradecer por estar desenvolvendo o meu aprendizado. Estamos ocupando a mente com algo útil e é bom porque, no futuro, nós iremos precisar desses estudos e desses conhecimentos. Pretendo trabalhar, me formar como advogado e ajudar o próximo”, disse.

A mesma opinião foi compartilhada por M.S.R, de 18 anos. “Isso é uma oportunidade que está sendo dada a nós, para que possamos ter um futuro melhor através dos estudos. Na rua nós estávamos sem estudar e agora temos essa motivação. Espero coisas melhores para mim um bom trabalho digno”, afirmou.

Já o aluno Y. N, de 19 anos, foi um dos participantes da Cienart. Para ele, “a Feira Científica foi uma oportunidade muito grande, na qual adquiri bastante confiança na minha capacidade de estudos e de apresentar um trabalho”. Quem também fez parte do grupo foi E.A.N, de 18 anos. “Eu antes não me dava bem com matemática, mas depois que fizemos essas atividades da Cienart, fui me aperfeiçoando mais. Foi uma forma bem divertida de aprender e uma grande oportunidade para nós”, declarou.

/ Notícias / educacao_cultura_esportes

Grupo de alunos também recebeu certificação por participação na Cienart