Segunda-Feira, 14 de Outubro de 2019 às 11:30:00
10ª Culturart no Palácio celebrou Dia das Crianças na Praça Fausto Cardoso

Um tarde totalmente dedicada às crianças. Assim foi a décima edição do Culturart no Palácio. Uma programação especial foi preparada para o Dia das Crianças com apresentação do Grupo Itabeats, formado por alunos do Centro de Excelência Maria das Graças Meneses Moura, da cidade de Itabi e do espetáculo Rumpelstiltskin - Palco dos Sonhos, que foi selecionado no Edital do Festival Sergipano de Artes Cênicas. O evento aconteceu na tarde da última sexta-feira, 11, no Palácio-Museu Olimpio Campos e é uma iniciativa do Governo do Estado, através da Fundação de Cultura e Arte Aperipê.

Auridete Carvalho, diretora da Escola Municipal de Ensino Fundamental Bebé Tiúba destacou que este ano a escola está participando de quase todas as apresentações do Festival Sergipano de Artes Cênicas.  “Quero em primeiro lugar parabenizar a Fundação de Cultura e Arte por esse evento e ressaltar que a escolha do tema foi bem apropriada para a ocasião. As crianças amaram e a valorização da cultura, da arte é algo presente nas nossas vidas e na escola. Inclusive, os alunos descartaram uma tarde na piscina para vir a esse ‘teatro da praça’, pois é uma oportunidade maravilhosa, que além do lazer a apresentação nos fez refletir sobre as escolhas da vida. Eu enquanto diretora e educadora valorizo, trago meus alunos porque quero que eles também valorizem a cultura. A cultura faz parte da gente, cultura é educação, é arte, é amor”, afirmou.

Os integrantes do grupo Rumpelstiltskin - Palco dos Sonhos disseram que a expectativa foi muito boa e que ficaram surpresos com a organização do vento. “Desde o momento que chegamos ao Palácio-Museu fomos muito bem recebidos, assim como durante a peça sempre tinha alguém da organização com a gente. Contamos com todo suporte necessário, só temos a agradecer pelo espaço e pela oportunidade que nos foi dada. Significou muito para todo o grupo essa apresentação para crianças de escolas públicas. Acreditamos que foi um dia especial para elas e mais ainda para nós”.

A estudante Vitória Ana falou que o evento é uma forma de revigorar as forças da juventude mediante a sua expressão artístico-cultural. “É muito gratificante saber que nossos gestores estão preocupados com a cultura e em modo progresso para não retroagir e tanto da sociedade como do governo tem que haver esse apoio e incentivo para que haja a perpetuação desses meios, onde crianças, jovens e adultos possam se expressar. Em minha opinião não há idade para se representar a arte”.

“É a primeira vez que participo e ver tanta gente prestigiando é maravilhoso. São oportunidades como essa, onde o teatro, a dança, a música são explorados, que vão mobilizar a cidade de modo geral para o conhecimento e entendimento da cultura do nosso estado. Eu acho que a gente precisa incentivar as crianças a gostarem de programas culturais desde cedo e hoje aqui nós vimos o quanto elas participaram e vibraram com as apresentações”, disse a estudante Camila Araújo.

/ Notícias / educacao_cultura_esportes

10ª Culturart no Palácio celebrou Dia das Crianças na Praça Fausto Cardoso