Quinta-Feira, 16 de Março de 2023 às 11:15:00
Seduc realiza teste de aceitabilidade para novos produtos na merenda no Baixo São Francisco
A ação objetiva inserir novos produtos no cardápio das escolas, inicialmente, que ofertam o ensino em tempo integral das Diretorias Regionais de Educação 1 (Sul sergipano) e 6 (Baixo São Francisco)

O Governo de Sergipe, por meio da Secretaria de Estado da Educação e Cultura (Seduc), continua empenhado para implantar a regionalização da merenda escolar, garantindo segurança alimentar e nutricional aos alunos da Rede Estadual de Ensino. Esta semana, técnicos do Departamento de Alimentação Escolar (DAE/Seduc) estiveram no Centro de Excelência Joana de Freitas Barbosa, no município de Propriá, para realizar o teste de aceitabilidade de novos produtos oriundos da Agricultura Familiar.

Segundo a diretora do Departamento de Merenda Escolar,  Lucileide Rodrigues, todo processo acontece em conformidade à resolução CD/FNDE nº 26 que determina que a Secretaria de Estado da Educação deverá aplicar o teste de aceitabilidade sempre que introduzir no cardápio alimentos novos ou quaisquer outras alterações inovadoras na merenda escolar.

“Participaram aproximadamente 200 alunos. Eles responderam a um questionário contendo todos os pontos de inserção de novos pratos e produtos na merenda escolar. Os participantes testaram a qualidade dos produtos, fizeram toda análise, deram suas opiniões, falaram sobre os gostos, saúde, etc. Além de verificar os alimentos, também foi testada a manipulação, o modo de preparo e como é servido”, afirmou.

A diretora explica, ainda, que a ação objetiva inserir novos produtos no cardápio das escolas, inicialmente, que ofertam o ensino em tempo integral das Diretorias Regionais de Educação 1 (Sul sergipano) e 6 (Baixo São Francisco).  “Já começamos a aplicar o teste em Indiaroba e, agora, fomos a Propriá. Caso os produtos sejam aprovados pelos alunos, serão inseridos filé de camarão, pão de macaxeira, arroz tipo 2 e leite de coco, já que as regiões são providas desses itens com qualidade e acessibilidade de aquisição. Todo processo é acompanhado por técnicos da Seduc, entre eles, nutricionistas, e comissão de agricultura familiar”, complementou.

Para o secretário de Estado da Educação, Zezinho Sobral, o foco é mostrar as potencialidades que as nossas atividades podem oferecer para agregar à alimentação escolar da Rede Estadual de Ensino, a exemplo da cultura do camarão, do arroz, dentre outros.

“Proporcionar o teste de aplicabilidade é dar a oportunidade para o estudante escolher o que deseja na merenda escolar. É um grande incentivo para quem produz e comercializa, além de proporcionar segurança alimentar e valor nutricional. A gestão democrática também passa pela alimentação escolar, onde o aluno prova e escolhe se aquele produto é o que ele deseja no cardápio escolar”, afirmou.

/ Notícias / educacao-cultura

Quinta-Feira, 16 de Março de 2023 às 11:15:00