Quarta-Feira, 15 de Março de 2023 às 14:00:00
Programa 'Estudante Monitor' beneficiará mais de 5.500 alunos da rede pública estadual
O programa tem o objetivo de promover o engajamento do aluno com a comunidade escolar e com a instituição de ensino, cuja finalidade é combater a evasão e potencializar o desempenho da rede pública

O Programa de fomento ao protagonismo dos jovens do Ensino Fundamental e do Ensino Médio, 'Estudante Monitor', teve número recorde de selecionados: 5.423 alunos da rede pública estadual de ensino. A Secretaria de Estado da Educação e da Cultura (Seduc) disponibilizará no dia 22 de março o resultado final por diretoria regional de educação e a previsão é de que as atividades de formação e monitoria comecem a partir de 3 de abril.

Dividido em dois eixos (Monitoria em Desempenho Escolar e Busca Ativa e Transporte Escolar), o programa tem o objetivo de promover o engajamento do aluno com a comunidade escolar e com a instituição de ensino, cuja finalidade é combater a evasão e potencializar o desempenho da rede pública estadual.

O secretário de Estado da Educação e da Cultura, Zezinho Sobral, explicou que o programa 'Estudante Monitor' fomenta o protagonismo dos jovens, dando oportunidades para que os mais engajados no programa desenvolvam habilidades comportamentais, socioemocionais, colaborando com uma formação integral. “O programa também promove as experiências de liderança, o desenvolvimento técnico, ético, a responsabilidade social e a formação cidadã. O estudante se sente parte integrante do processo de ensino e fortalece o sentimento de pertencimento com a escola pública e a comunidade escolar”, disse o gestor.

De acordo com a diretora do Departamento de Apoio ao Sistema Educacional, Eliana Passos, a monitoria ressignifica o papel do estudante na escola e sua relação com a comunidade escolar. “A monitoria acrescenta muito, tanto para as escolas,como para os alunos. É um programa exitoso, durou um semestre no ano passado e agora abrimos as inscrições. A recepção foi muito positiva, com mais de 5.300 alunos, que estão aptos aos critérios que o edital de monitoria prever. A partir do dia 3 de abril eles desenvolverão suas atividades ao longo de 2023, até o término do ano letivo”, explicou.

Metodologia

O programa 'Estudante Monitor' iniciou em 2022. Para 2023, as vagas foram distribuídas por diretoria de educação, mediante análise e autorização do Departamento de Apoio ao Sistema Educacional (Dase) da Seduc.

Os estudantes aptos a exercer a monitoria receberão, mensalmente, um valor de R$ 439,00 (auxílio transporte + bolsa). O tempo de duração do recebimento da bolsa se inicia por ocasião da assinatura do contrato e finaliza na data de término do ano letivo da instituição educacional, onde é desenvolvida a monitoria.

As instituições de ensino poderão indicar, por livre adesão, um docente para atuar como professor orientador de monitoria, para orientar os estudantes monitores quanto à rotina específica de atividades do programa, podendo atuar, também, no estímulo do monitor à participação em feiras, olimpíadas científicas e do conhecimento e demais eventos científicos, bem como em Jogos da Primavera.

/ Notícias / educacao-cultura

Quarta-Feira, 15 de Março de 2023 às 14:00:00