Terça-Feira, 21 de Março de 2023 às 15:15:00
Governo de Sergipe promove ação lúdica para lembrar o Dia Mundial da Síndrome de Down
Evento aconteceu na Escola Estadual 11 de Agosto, em Aracaju, e levou pintura corporal, teatro, apresentações musicais, dança e muita animação para alunos, pais e professores

No dia 21 de março é celebrado o Dia Mundial da Síndrome de Down e para chamar atenção da data, o Governo de Sergipe, por meio de uma ação conjunta entre as secretarias de Estado da Educação e Cultura (Seduc), da Assistência Social e da Cidadania (Seasc) e da Associação Sergipana dos Cidadãos com Síndrome de Down (Cidown), realizou uma ação lúdica nesta terça-feira, 21, na Escola Estadual 11 de Agosto, em Aracaju.

A ação faz parte do projeto ‘Conosco, Não Por Nós’, promovida pela Cidown. O objetivo é reafirmar a capacidade das pessoas com a síndrome de Down, reconhecendo o seu direito à participação na sociedade, enquanto agente de transformação, e também assegurar os seus direitos e o respeito às suas escolhas.

Referência em educação inclusiva, a Escola Estadual 11 de Agosto possui 300 alunos matriculados, dos quais, 210 têm algum tipo de deficiência, dentre esses, 22 com Síndrome de Down. “O importante é chamar atenção para a data e refletir sobre a inclusão na sociedade. Intensificar a socialização na escola entre os alunos e com os professores”, disse o diretor da escola, Cledson Santos Inácio.

Na atividade, enquanto alguns alunos pintavam os rostos e braços com figuras ilustrativas, outros socializavam entre uma música e outra, orientados por universitários do curso de Educação Física. A apresentação do grupo musical Canarinhos de Aracaju também levou muita animação para alunos, pais e professores.

Para a coordenadora da escola, Alana Monteiro, os alunos com síndrome de Down, assim como outras deficiências, precisam ser vistos de maneira diferente, ou seja, serem estimulados em suas habilidades. “Atividades como essas são importantes não somente para chamar atenção à data, mas para promover a socialização”, destacou.

Mateus Almeida Ludugério, aluno da Educação de Jovens e Adultos da Escola e que tem paralisia cerebral, participou da atividade. A mãe dele, Maria Cristina Almeida, disse que é importante lembrar que “almejar a superação dos desafios de cada um acontece todos os dias. É um trabalho de professores, das mães, dos diretores”.

Alguns alunos e professores participaram das atividades utilizando meias de pares diferentes para dar visibilidade à data e conscientizar sobre o respeito às diferenças. ‘É uma atividade simples, mas dinâmica e cheia de simbologias, porque chama atenção para a situação de como é importante a socialização de todos. Traz temas também que são discutidos pela sociedade. O Dia da Síndrome de Down tem essa proposta e serve para que tenhamos um olhar diferente para quem precisa”, disse Maria Socorro Lobato, coordenadora de Políticas Públicas para a Pessoa com Deficiência da Secretaria de Estado da Assistência Social e Cidadania (Seasc).

/ Notícias / educacao-cultura

Terça-Feira, 21 de Março de 2023 às 15:15:00