Quinta-Feira, 23 de Março de 2023 às 15:00:00
Gestão da Educação acompanha trabalhos das escolas da rede estadual no Baixo São Francisco
Secretário de estado da Educação, Zezinho Sobral, visitou quatro escolas da Rede Estadual de Ensino e a sede  da Diretoria Regional de Educação do Baixo São Francisco (DRE6), em Propriá

Após assinar a ordem de serviços orçada em mais de R$ 6 milhões em obras de restauração, reforma, modernização e ampliação de escolas de Propriá, Cedro de São João e Neópolis, além de percorrer os estandes da Educação no 'Sergipe é Agora', o secretário de estado da Educação, Zezinho Sobral, e o superintendente da Educação, Edson Rezende, visitaram quatro escolas da Rede Estadual de Ensino e a sede  da Diretoria Regional de Educação do Baixo São Francisco (DRE6), em Propriá.

A primeira escola a ser visitada foi o Colégio Estadual Irmão Salatiel Franciscano do Amaral, no Centro da cidade. O secretário verificou a estrutura da escola, a biblioteca, os laboratórios, as dependências das salas, além das áreas de convivência social. O colégio possui atualmente 308 alunos matriculados, nos anos iniciais do Fundamental, e tem como diretora a professora Crislaine Silva Menezes Barbosa. “É fundamental que o secretário esteja presente na escola, conhecer o dia a dia. Falei para a nossa equipe que não precisava se preocupar com a visita, apenas mostrar o que fazemos diariamente de forma natural. E assim fizemos e mostramos o cotidiano da escola”, disse a diretora.

Os gestores da Educação Estadual percorreram a estrutura e verificaram o prédio do Centro de Excelência Joana de Freitas Barbosa, que nesta quinta-feira, 23, inicia as obras de restauração, modernização e ampliação, orçadas em R$3.599.220,21 e que resguardará a tradicional fachada e estrutura histórica da escola de mais de 97 anos, além de modernizá-la, com a construção de uma quadra poliesportiva, 12 salas de aula, laboratórios, bibliotecas, dentre outros itens.

A comitiva seguiu para a Escola Estadual Dom Antônio dos Santos Cabral, tradicional escola do bairro Matadouro, em Propriá, e que hoje conta com mais de 360 alunos matriculados, nos anos finais do Fundamental e na Educação de Jovens e Adultos. O secretário Zezinho Sobral ouviu as demandas da diretora, Márcia Marcelle, e do diretor da Regional, Max Cardoso, e designou providências, no sentido de garantir melhoria da infraestrutura.

No Colégio Estadual Graccho Cardoso, a comitiva observou que a escola necessita de intervenções, por ser um prédio da década de 1970. O diretor Gilcleveton Gois de Barros mostrou a escola e informou sobre a implantação de um projeto inovador de captação da água pluvial para projeto de hortas e para a utilização no dia a dia da escola, além de um projeto de captação de energia solar, já que o colégio possui 430 alunos matriculados e é referência em educação inclusiva.

“Visitamos escolas em Propriá e a Diretoria. Algumas delas precisam, de fato, de intervenção. Precisam ser melhor assistidas em função do tempo, do período em que foram construídas e da necessidade de adaptá-las à nova realidade. Tem espaço físico, tem projeto, fui conhecer, identificar as possibilidades, ver o que pode ser investido através do Profin [Programa de Transferência de Recursos Financeiros Diretamente às Escolas Públicas Estaduais], mas também ver o que a Seduc tem na sua estrutura de manutenção ou de reformas, contratando uma empresa, para que possamos fazer uma gestão bem equilibrada do alunado em Propriá e em todo o Baixo São Francisco”, afirmou Zezinho Sobral.

/ Notícias / educacao-cultura

Quinta-Feira, 23 de Março de 2023 às 15:00:00