Quinta-Feira, 23 de Março de 2023 às 15:00:00
Educação Estadual leva serviços para ‘Sergipe é aqui’ e inicia obras de modernização e ampliação de escolas
A Seduc disponibilizou a oferta de exames de certificação e emissão de documentos escolares, guias de transferência escolar, regularização da vida escolar, atividades de saúde na escola, de educação de jovens e adultos e busca ativa escola

A Secretaria de Estado da Educação e da Cultura (Seduc) levou para a comunidade de Propriá uma gama de serviços da programação da segunda edição do programa “Sergipe é Aqui”, realizada na última quarta-feira,22. Em estandes montados nas salas do Centro de Excelência Joana de Freitas Barbosa, a Seduc disponibilizou a oferta de exames de certificação e emissão de documentos escolares, guias de transferência escolar, regularização da vida escolar, atividades de saúde na escola, de educação de jovens e adultos e busca ativa escola.

Após assinar a transferência da sede do Governo de Sergipe da capital para Propriá, o governador Fábio Mitidieri e o secretário de Estado da Educação, Zezinho Sobral, assinaram a ordem de serviço de mais de R$ 6 milhões em obras para escolas em Propriá, Cedro de São João e em Neópolis.

Dentre as obras, a tão aguardada restauração, modernização e ampliação do Colégio Estadual Cel. João Fernandes de Brito, em Propriá, orçada em R$3.599.220,21 e que resguardará a tradicional fachada e estrutura histórica da escola de mais de 97 anos, além de modernizá-la com a construção de uma quadra poliesportiva, 12 salas de aula, laboratórios, bibliotecas, dentre outros itens.

“As ordens de serviços assinadas aqui na capital do Estado de hoje, Propriá, foram de suma importância, uma escola quase centenária. Os alunos já foram remanejados, temos o prédio para iniciarmos as obras, e, ao final, teremos uma escola habilitada para os padrões do século XXI, podemos assim dizer, em acomodação dos alunos e de estrutura física capaz de comportar os novos modelos de ensino do Estado e do Brasil”, disse Zezinho Sobral.

Também foram assinadas as ordens de serviços de mais duas obras de relevância para o Baixo São Francisco: a reforma e ampliação do Centro de Excelência Manuel Dantas, em Cedro de São João; e a construção da quadra de esportes da Escola de Ensino Fundamental Sagrada Família, localizada no município de Neópolis, a primeira com um investimento da ordem de R$ R$ 1.934.134,71 e a segunda, orçada em R$ 1.071.590,30.

O diretor da Regional de Educação do Baixo São Francisco (DRE6), Max Cardoso, ressaltou que a obra do Colégio Estadual Cel. João Fernandes de Brito é um marco para a Educação do Baixo São Francisco, já que a população tinha uma expectativa muito grande para seu início. Ele falou também sobre o aguardo das obras nas escolas Manuel Dantas, em Cedro de São João e da Sagrada Família, em Neópolis. “São escolas tradicionais nos municípios e que darão um grande passo para a melhoria da educação”, destacou.

Atividades para a população

Paralelo ao evento de assinatura da ordem de serviços, a comunidade pode conferir os mais de 100 serviços básicos de 17 órgãos e secretarias de governo, a exemplo da Seduc que disponibilizou, além da orientação de exames e certificação, o cálculo de Índice de Massa Corporal (IMC) e Bioimpedância, exames de Certificação (Supletivo), requisição de documentos de Certificação (Supletivo e Encceja), emissão de certificados, guias de transferência, atestado de veracidade e regularização de vida escolar.

A Assessoria de Articulação com os Municípios da Seduc levou informações sobre o programa ‘Alfabetizar Pra Valer’ e o Departamento de Apoio ao Sistema Educacional (Dase) sobre “Projetos Intercâmbio e Monitoria”.

A diretora da Escola Estadual Dom Antônio Cabral, de Propriá, Márcia Marcelle, esteve no estande da Seduc para averiguar informações sobre o autorizo de funcionamento do Ensino Médio Regular na escola. “Procurei pela facilidade dos técnicos estarem aqui na cidade, para sabermos mais sobre o processo de autorização", disse ela.

O técnico em Informática, Valdson Santos, procurou o serviço de cálculo de Índice de Massa Corporal (IMC) disponibilizado por técnicos do Departamento de Merenda Escolar. “Não sabia do meu peso e da minha altura”, explicou.

/ Notícias / educacao-cultura

Quinta-Feira, 23 de Março de 2023 às 15:00:00