Quinta-Feira, 23 de Março de 2023 às 16:30:00
Conservatório de Música de Sergipe e Funcaju certificam concludentes dos minicursos de música
Os minicursos celebram o elo entre a Educação e a Cultura e foram disponibilizados em cinco pontos de Aracaju

Um encontro para reafirmar que é possível aprender música em qualquer idade. O Conservatório de Música de Sergipe, em parceria com a Fundação de Cultura Cidade de Aracaju (Funcaju), certificou nesta quinta-feira, 23, mais de 80 alunos concludentes dos minicursos de Verão 2023. Foram ofertados 18 modalidades de cursos de 15 horas e 30 horas, ministrados nas cinco unidades da Funcaju: Escola Oficina de Artes Valdice Teles, Biblioteca Ivone Menezes Vieira, Galeria de Artes Álvaro Santos, CEU 17 de Março, e o CRAS Benjamin Alves Carvalho.

Mirela Fontes foi uma das certificadas no curso de Canto Lírico e disse que, mesmo já sendo cantora lírica, pela primeira vez fez o minicurso por entender a importância do aperfeiçoamento na área. “É importante sempre se aperfeiçoar, estudar, principalmente com a orientação dos professores do Conservatório, referência em música para quem quer iniciar e continuar os estudos”, disse.

A entrega dos certificados começou com a música do professor Júnior Vanzella, acompanhado do violão do aluno Cleverton Almeida. Logo após, a mesa foi composta pelo secretário de Estado da Educação e Cultura, Zezinho Sobral; pelo diretor da Funcaju, jornalista, Luciano Correia, e pelo diretor do Conservatório de Música de Sergipe, Heitor Mendonça.

O secretário Zezinho Sobral avaliou a certificação como positiva, colocou-se à disposição de todos e do Conservatório de Música, por entender a importância das artes no dia a dia de todos. “O Conservatório é patrimônio do povo sergipano, de todas as gerações. Estive lá, verifiquei as obras e a escola de música precisa ser vista com muito carinho. Aqui está o resultado, a formação de músicos, de pessoas com talentos para as artes”, disse.

Heitor Mendonça lembrou que os minicursos cumprem um papel importante do Conservatório de Música, que é descentralizar a formação musical, como ocorreu com o curso de Cavaquinho no bairro Augusto Franco e o de saxofone no bairro 17 de Março. “Vai além do que uma escola profissional cumpre e representa um elo da Educação com a Música”, destacou.

Os minicursos aconteceram no período de 30 de janeiro a 10 de fevereiro de 2023. Há previsão que se continue com os cursos de aperfeiçoamento ou abram novas vagas para minicursos de inverno. Foram oferecidas 18 modalidades, entre elas, aperfeiçoamento técnico para flauta transversal, códigos idiomáticos da harmonia tonal, técnica de violino do iniciante ao avançado, leitura e estudos de trechos orquestrais de concursos para contrabaixo acústico, educação musical para bebês e crianças até 7 anos de idade para educadores, introdução à leitura e prática coletiva para instrumentos de corda friccionada, curso de caminhos para se tornar um cavaquinista, entre outros.

"Essa parceria é o resultado da junção de duas experiências riquíssimas na formação em várias áreas artísticas. Neste caso, na música, com a qualidade de duas instituições tradicionais no setor de formação musical. Ficamos felizes com o resultado e desejamos que mais parcerias sejam realizadas", disse Luciano Correia, presidente da Funcaju.

O evento finalizou com a apresentação dos professores Rodrigo Besteti, Bruno Leonel, Lucas Campelo, Júnior Vanzella e do aluno de violão Cleverton Almeida.

/ Notícias / educacao-cultura

Quinta-Feira, 23 de Março de 2023 às 16:30:00