Sexta-Feira, 24 de Março de 2023 às 14:00:00
Conselho Estadual do Fundeb aprova recursos investidos pela Seduc em 2022
Apreciação e votação ocorreram dentro da programação da 6ª sessão ordinária do Conselho

Os recursos em torno de R$ 1 bilhão aplicados pela Secretaria de Estado da Educação e da Cultura (Seduc) no ano de 2022 foram aprovados pelo Conselho Estadual do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb), nesta sexta-feira, 24, por dez votos a favor, duas abstenções e cinco contra. A apreciação e votação ocorreram dentro da programação da 6ª sessão ordinária do Conselho, que também votou a aplicabilidade das verbas do Fundeb de novembro e dezembro de 2022.

O secretário de Estado da Educação e da Cultura, Zezinho Sobral, abriu a reunião e destacou um elenco de temas que deverão ser discutidos no colegiado. Entre eles esteve o novo ensino médio, a ampliação do tempo integral, as questões de gêneros na escola, o olhar voltado para a educação especial e a construção das salas de acolhimento nas escolas públicas. Além destes, esteve também o Projeto Acolher, que dispõe de psicólogos e assistentes sociais nas escolas estaduais de Sergipe.

“Temos que ampliar a discussão desses temas nos colegiados da Educação. Visitei o Conselho Estadual de Educação e também pedi que ampliasse esses diálogos. Com a análise e abordagem técnica, discutiremos para que possamos chegar a um denominador comum”, destacou Zezinho, colocando-se à disposição para participar das próximas sessões.

Em seguida, foi aberto o momento de fala e de questionamentos dos conselheiros, e a representante dos alunos, Diana Carolina Vieira, pediu que os estudantes fossem ouvidos em relação ao Novo Ensino Médio. No segundo momento da sessão, a pauta girou em torno da aprovação das contas do Fundeb, apreciadas e votadas, documento a documento. Os recursos investidos, equivalentes a R$ 1.094.103.814,00, foram aprovados.

Também foi discutida a primeira sessão ordinária, que apreciará as contas dos meses de janeiro e fevereiro de 2023. “Temos seis reuniões que apreciam os recursos de dois em dois meses ao ano. Essa 6ª sessão ordinária fechou o ano de 2022 com as contas deliberadas e aprovadas”, afirmou José Dias, presidente do Conselho do Fundeb.

Compõem o colegiado do Conselho do Fundeb representantes da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), da Federação dos Municípios de Sergipe (Fames) e do Conselho Estadual de Educação (CEE), além de representantes de pais de alunos, alunos, representantes de quilombolas, de pessoas com deficiência, da Secretaria de Estado da Fazenda, do Sindicato dos Trabalhadores da Educação Básica de Sergipe (Sintese) e da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE), entre outras instituições.

/ Notícias / educacao-cultura

Conselho Estadual do Fundeb aprova recursos investidos pela Seduc em 2022