Quinta-Feira, 04 de Novembro de 2021 às 13:30:00
Tempo de abertura de empresa em Sergipe é o menor do país
Empresários levaram em média 24 horas para abrir um novo empreendimento em outubro de 2021

Com foco na desburocratização do registro empresarial, a Junta Comercial de Sergipe (Jucese) tornou-se referência em agilidade nos procedimentos oferecidos aos seus usuários. Em outubro de 2021, o estado de Sergipe ocupou novamente o primeiro lugar no ranking de agilidade para abertura de empresas no país, segundo dados da Rede Nacional para Simplificação do Registro de Empresas e Negócios (Redesim).

De acordo com as informações publicadas pelo Ministério da Economia no Mapa de Empresas, o Sergipe apresentou um dos menores tempos. Em outubro, 445 novas empresas foram abertas num tempo médio de 24 horas. Já os dados gerais apontam que o tempo médio para se abrir uma empresa no Brasil foi de 2 dias e 4 horas. “Os investimentos aplicados pelo Governo do Estado em busca de facilitar o ambiente de negócios, bem como os esforços de todos os nossos colaboradores, têm facilitado os procedimentos e contribuído para alcançarmos o sucesso empresarial”, ressalta Marco Freitas, presidente da Jucese.

A autarquia do Governo de Sergipe também tem sido destaque durante todo o ano. Em setembro foi a Junta Comercial mais rápida do país, e segue com um dos menores tempos já computados. Só em outubro, por exemplo, empresários levaram em média 7h33min para registrar uma empresa na base de dados da Jucese.

O tempo médio de viabilidade de localização foi um dos fatores essenciais para redução no tempo de abertura, visto que o tempo de registro da autarquia é somado ao tempo locacional executado pela prefeitura de cada município. Para se ter uma ideia, em julho deste ano as prefeituras levaram em média 20h39min para executar os processos empresariais; enquanto que, no mês passado, esse tempo reduziu para 16h44min.

Para Freitas, o retorno positivo também tem sido resultado das ações de integração e acompanhamento através dos seis workshops com o tema Desburocratiza Sergipe. “A Jucese integrou todo o estado à Redesim em agosto, e agora estamos desenvolvendo mais essa atividade em parceria com o Sebrae/SE, que visa acompanhar a aplicação do Portal Agiliza Sergipe nas prefeituras municipais”, afirmou.

Mais três workshops serão realizados nos dias 8, 9 e 11 de novembro envolvendo as regiões do Alto e Médio Sertão, Baixo São Francisco e Leste Sergipano.

/ Notícias / desenvolvimento

Tempo de abertura de empresa em Sergipe é o menor do país