Sexta-Feira, 22 de Outubro de 2021 às 14:00:00
Serviços de reforma do Mercado Municipal de Simão Dias ganham celeridade
Revitalização do principal espaço de comercialização de gêneros alimentícios elevará a auto-estima dos comerciantes e da população

"Será muito melhor para os comerciantes, a feira vai ficar mais organizada, sem tumulto dos produtos à venda e vai deixar o espaço mais bonito, tenho certeza de que vai agradar a todos os moradores". Vendedora de frutas há mais de duas décadas na feira livre de Simão Dias, no Território Centro Sul Sergipano, Maria de Santos, 53 anos, diz está satisfeita e curiosa de como ficará a reforma do mercado municipal.

Realizada pelo Governo de Sergipe, por meio da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Urbano e Sustentabilidade (Sedurbs), a revitalização do espaço público, localizado na Travessa José Avelino de Oliveira, 83, no centro da cidade, tem investimentos na ordem de R$ 10.284.610,99, provenientes do Tesouro Estadual e está inserida  no Avança Sergipe, programa criado pelo Executivo Estadual com o objetivo de reaquecer a economia bastante prejudica em razão da pandemia da Covid-19.

Os serviços

De acordo com o secretário estadual do desenvolvimento urbano, Ubirajara Barreto, o andamento dos serviços é bastante satisfatório. "O espaço se tornou um grande canteiro de obras. 55 profissionais, entre pedreiros, serventes, apontadores, técnicos de segurança, armadores, carpinteiros e outros auxiliares se revezam nas execução dos serviços, que correspondem à escavação e locação de sapatas, assentamento de blocos, aprumamento e implantação de pilares, aterramento para piso e armação de sapatas e pilares", explica.

Ubirajara Barreto acrescenta que nas próximas semanas, o efetivo terá aumento e as obras avançarão ainda mais. "Como o mercado será dividido em quatro setores, as frentes de trabalhos estão polarizadas em todos eles e, além dos serviços citados, os trabalhadores executam escavação e drenagem interna, implantação da rede de esgoto, drenagem pluvial na área externa, alocação da escada de acesso, além da implantação do piso de alta resistência, sendo que no Setor I a tubulação da rede de esgoto já foi concluída", detalha.

O novo mercado

Com conceito arrojado, o novo mercado se tornará um dos mais modernos da região. Nele, serão construídos 122 novos boxes para a comercialização de diversos produtos, 50 para o comércio de grãos, 24 para aves, 15 para suínos, 13 para miúdos, 06 para ovinos, 19 lanchonetes e instalação de câmeras frigoríficas, totalizando 249 espaços. O centro de comercialização também será dotado de novas instalações elétricas e hidrossanitárias, implantação de Sistema de Proteção contra Descargas Atmosféricas (SPDA), de  gás, sistema de combate a incêndio e pânico, de alarme e um sIstema de câmara de TV (CFTV) para vigilância interna e externa, serviços de drenagem com implantação de reuso da água, restauração de toda a cobertura existente, recuperação de pintura geral e estrutura metálica, implantação de acessibilidade com rampas, placas indicativas, piso alerta, tátil e direcional.

Transformação

Há oito anos comercializando frutas na feira de Simão Dias, Elenaldo Freire, 39 anos, diz que a reforma transformará a feira para melhor. "Ficará melhor porque será mais organizado e isso é bom tanto para os comerciantes quanto para a população, que terá um espaço adequado e com boas condições de higiene", afirma.

Ainda segundo Ubirajara Barreto, a obra é um grande avanço para o município. "Simão Dias possui um comércio muito pujante e feira livre é um deles, pois, representa um ponto alto para o comércio informal. Ao revitalizar o mercado, o Governo do Estado assegura a comodidade e fortalece a auto-estima dos moradores e comerciantes", enfatiza.

/ Notícias / desenvolvimento

Serviços de reforma do Mercado Municipal de Simão Dias ganham celeridade