Quinta-Feira, 09 de Junho de 2022 às 17:15:00
SergipePrevidência, em parceria com a Funcap, realiza 1º Recital do CoralPrev

A música foi presença confirmada na apresentação do 1º Recital do CoralPrev do Programa Melhor Idade, que aconteceu durante a noite da última quarta-feira, 08, no Teatro Tobias Barreto. O Recital é fruto da parceria entre o Instituto de Previdência do Estado de Sergipe (SergipePrevidência) e Fundação de Arte e Cultura Aperipê de Sergipe (Funcap). O propósito foi apresentar o primeiro produto dos Projetos de Coral, Dança e Terapia Psicológica em Grupo. Além da apresentação do coral, o evento contou com o pocket show da artista, cantora e compositora sergipana Antônia Amorosa.

Grande apreciadora da arte e cultura, a vice-governadora e presidente do Conselho Deliberativo do SergipePrevidência, Eliane Aquino, parabenizou pela iniciativa de implantação do Coral e destacou a importância do movimento artístico para a sociedade. “O que seria das nossas vidas sem a cultura, sem a música, sem a poesia, sem as artes? O SergipePrevidência vem realizando um trabalho além das planilhas de números e orçamentos. Teve um lado a mais, e esse lado tem sido fundamental naquele espaço”, relatou.

De acordo com o diretor-presidente do SergipePrevidência, José Roberto de Lima, a realização do Coral marca o início de uma nova era para o Instituto. “Precisamos ter esse olhar para a vida futura do aposentado.  A ideia é que o aposentado e pensionista do Governo do Estado passem a ter um convívio com o órgão também em atividades culturais e do dia a dia, além de questões burocráticas corriqueiras ligadas às concessões de benefícios. Nós estamos aprendendo a fazer esse tipo de relacionamento, com programas mais dinâmicos, para oferecer um serviço cada vez melhor”, ressaltou.

Formado em Música pela Universidade Federal da Bahia, o Regente do CoralPrev, Daniel Freire, trabalha na profissão há 20 anos e foi o responsável pela formação do Coro Sinfônico, e também da Orquestra Sinfônica de Sergipe. “Essa experiência tem sido singular. Em fevereiro, eu recebi o primeiro contato para formar esse Coral, só que foram três meses de ensaio, desde a primeira aula para essa estreia, e em alto nível, no Teatro Tobias Barreto. Foi muito desafiador, e surpreendente”, salientou.

Aposentada há um ano da rede estadual, a professora de matemática Wilma Rocha soube do projeto do Coral através do site do SergipePrevidência e decidiu se inscrever. “Eu não via a minha voz como uma voz para estar em um Coral, tinha até receio de participar, mas o maestro Daniel nos deixa muito à vontade. Foi uma experiência nova, até classificar qual é a voz, e, nisso daí, a gente vai tomando mais segurança com as orientações que ele transmite a cada aula”, contou.

Artes e artistas

A aposentada, Penha Oliveira, se surpreendeu com a noite. “Chegar no Teatro e encontrar essa qualidade de shows, com coralistas, músicos e artistas de alto quilate, foi muito surpreendente e emocionante. Os coralistas foram muito corajosos e competentes. Também, com um Regente como Daniel, não tinha como ser muito diferente. Ele é maravilhoso! Ele e a organização do evento foram um show à parte. Parabéns! Que seja a primeira de muitas apresentações”, comemorou.

Símbolo da música sergipana, a cantora Antônia Amorosa agradeceu o convite e destacou o empenho de todos os envolvidos para a realização do projeto. “A ideia é sensacional, porque os colaboradores e os servidores, que já prestaram seus serviços merecem ser valorizados. O caminho da Arte e da Cultura pode ser um desses meios. O CoralPrev já é sucesso. Com essa estreia, somos testemunhas disso. Tive a oportunidade de assistir o ensaio e fiquei muito encantada com o trabalho de todos os envolvidos e com o gerenciamento, muito profissional, do maestro Daniel”.

Programa Melhor Idade

Desenvolvido pelo SergipePrevidência, o Melhor Idade transforma o espaço do órgão em um Centro de Convivência Multidisciplinar, para os aposentados, e seus dependentes previdenciários, e pensionistas do Governo do Estado, com a proposta de valorizar e retribuir para eles a dedicação, empenho e investimento durante décadas de serviço.

Inscrições e outras informações sobre o Programa Melhor Idade e os Projetos CoralPrev, DançaPrev e TerapiaPrev, pelo site sergipeprevidencia.se.gov.br, telefone (79) 3198.0800, whatsapp (somente para mensagem) 9191.6274, e e-mail inscricao@sergipeprevidencia.se.gov.br

/ Notícias / desenvolvimento

SergipePrevidência, em parceria com a Funcap, realiza 1º Recital do CoralPrev