Sexta-Feira, 07 de Fevereiro de 2020 às 11:45:00
Sergipe no caminho do desenvolvimento
Lei de Gerenciamento Costeiro, novas unidades de conservação ambiental, recuperação de rodovias e construção da Orla Sul estão entre as ações a serem implantadas

Tornar Sergipe um lugar atrativo para investimentos econômicos, turísticos e de infraestrutura é o objetivo do Governo do Estado, mesmo diante das adversidades e dificuldades pelas quais a gestão pública atravessa. Mas com determinação e criatividade tem realizado. A meta para o ano de 2020 é ampliar o número de ações nesses âmbitos. A declaração do governador Belivaldo Chagas mostra que os rumos que o Estado toma seguem no caminho do desenvolvimento.

Segundo o secretário de Estado do Desenvolvimento Urbano e Sustentabilidade, Ubirajara Barreto, o propósito é criar um ambiente favorável ao crescimento dos negócios. "Elaboramos uma estratégia em que uma ação desencadeia outras. Sem abandonar o rigor dos protocolos essenciais, a Administração Estadual do Meio Ambiente (Adema), tem agilizado o processo de emissão de licenças, desemperrando projetos a fim de que eles se concretizem e assim os desburocratizando, porém, sem por riscos e danos ao meio ambiente, ressaltando que isso é resultado do trabalho conjunto entre a Superintendência Especial de Recursos Hídricos e Meio Ambiente (SERHMA) e a Adema", explica.

Os bons resultados já são notados aqui no estado. Ubirajara Barreto exemplifica uma dessas atividades realizadas. "Após constatar que todas as exigências legais foram cumpridas, a Adema emitiu a licença ambiental para a instalação de uma refinaria de petróleo, que quando estiver funcionando terá capacidade para processar 35 mil barris diários, produzirá nafta (composto proveniente de petróleo utilizado como matéria-prima em indústrias do ramo petroquímico), sem contar que, com ela surgirá um polo industrial de grande porte, baseado na industrialização do gás e do petróleo, o que é um ganho imensurável para o Estado", detalha.

Turismo e crescimento imobiliário através do desenvolvimento sustentável

No que se refere ao Turismo, algumas atividades já foram tomadas. "No final de 2019 foi aprovada a Lei 263/2019 que institui o Plano e o Sistema de Gerenciamento Costeiro, que abre amplas perspectivas para o início de empreendimentos turísticos e imobiliários no litoral sergipano. Na Barra dos Coqueiros, a criação do Parque Marituba assegura a preservação de um importante aquífero e bioma, além do Parque dos Manguezais, cujo processo de criação está nos trâmites, fomentará no Estado uma atividade pouco exercida, que é o turismo ecológico", detalha Ubirajara Barreto.

Ainda na esfera do turismo, outro projeto que expandirá a área é o da Orla Sul, em fase de licitação das três primeiras etapas, cujos recursos são oriundos do tesouro estadual. O projeto terá uma extensão de 15 km, iniciando na Praia de Aruana e tendo a foz do Rio Vaza Barris, na divisa com o município de Itaporanga D'ajuda, como ponto final. A partir dessa Orla, Aracaju abrirá possibilidades ilimitadas para investimentos na área hoteleira e de equipamentos outros, bem como para o crescimento exponencial do mercado imobiliário.

/ Notícias / desenvolvimento

Sergipe no caminho do desenvolvimento