Quarta-Feira, 03 de Novembro de 2021 às 10:30:00
Sergipe inicia segunda etapa da campanha de vacinação contra a febre aftosa
A meta é imunizar todos os animais de até dois anos de idade

A partir do dia 1º de novembro, teve início em todo o Estado de Sergipe, a segunda etapa da campanha de vacinação contra a febre aftosa, coordenada pela Empresa de Desenvolvimento Agropecuário de Sergipe (Emdagro), órgão ligado à Secretaria de Estado da Agricultura, Desenvolvimento Agrário e da Pesca (Seagri). Nessa etapa, que se encerra no dia 30 de novembro, devem ser vacinados bovinos e bubalinos (búfalos) com até 2 anos de idade, o que contabiliza cerca de 450 mil animais nessa faixa etária.

De acordo com a coordenadora do Programa de Controle e Erradicação da Febre Aftosa (responsável pelo Programa Nacional de Vigilância para a Febre Aftosa) da Emdagro, Adriana Frias, a meta nesta etapa de novembro é ultrapassar os 95% de animais imunizados. A primeira etapa, ocorrida em maio, envolveu 40.421 propriedades rurais com 1.045.667 de bovinos e búfalos. Foram imunizados 964.461 animais, em 35.380 estabelecimentos. “A vacinação é obrigatória e indispensável para manter o Estado de Sergipe livre da doença com vacinação, o que já acontece há 26 anos, e o desafio é evoluirmos nosso status sanitário, num futuro próximo, para área livre da aftosa sem vacinação. Para isso, precisamos vacinar, no mínimo 90% do rebanho, índice determinado pelo Ministério da Agricultura.

Para essa segunda etapa, o criador deverá ficar atento à Portaria nº 160/2021 da Emdagro, que estabelece a obrigatoriedade da apresentação do documento de identificação do proprietário dos animais ou de seu representante, neste último caso, mediante procuração assinada em duas vias e registrada em cartório, no momento da declaração de vacinação, bem como o preenchimento completo do formulário de declaração que se encontra do site da empresa, através do endereço eletrônico:

As vacinas podem ser adquiridas em uma das 97 casas agropecuárias credenciadas na Emdagro para a comercialização deste produto. “A imunização ocorre até o dia 30 de novembro, e o prazo para declarar vai até 10 de dezembro à empresa, apresentando a classificação do rebanho, por sexo e idade, e a nota fiscal de compra das doses aplicadas”, alertou a diretora de Defesa Animal da Emdagro, Aparecida Andrade.

Segundo ela, a declaração poderá ser feita também através do site da empresa em www.emdagro.se.gov.br, ou pelo WathsApp em 79 9 9191-4341 (através do envio do formulário preenchido e assinado junto com cópia do documento de identificação do proprietário dos animais para o email codea@emdagro.se.gov.br ou para o wathsapp 79 9 9191-4341) ou ainda presencialmente em um dos escritórios da Emdagro mais próximo.

/ Notícias / desenvolvimento

Sergipe inicia segunda etapa da campanha de vacinação contra a febre aftosa