Sexta-Feira, 01 de Julho de 2022 às 15:45:00
Sergipe ganha destaque como segundo estado que mais cresceu na produção de leite no Brasil

Um estudo recente, realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), revelou que a produção de leite em Sergipe cresceu 28,99% no primeiro trimestre de 2022, quando comparado ao mesmo período do ano passado. Ainda de acordo com os dados, o estado produz em média um milhão de litros de leite por dia, dando destaque à Sergipe, já que a produção na maioria dos estados brasileiros apresentou queda. O investimento em tecnologias é um dos principais motivos para o aumento da produtividade no estado, bem como as melhorias no manejo sanitário.

De acordo com o presidente da Faese, Ivan Sobral, o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar/SE), por meio da assistência técnica e gerencial, atendeu em 2022, 367 propriedades da bovinocultura de leite, o que representou 7,5% da produção do estado, com uma média diária por vaca de 13,42 litros.

“A capacitação é outro fator relevante para o crescimento da produção leiteira. Isso representa quase o dobro da média do estado, o que mostra que o produtor capacitado produz ainda mais, com redução de custos. Nosso objetivo é levar informação e fazer com que o produtor entenda sobre a gestão da propriedade, produzindo mais com menor custo”, completou.

O governador Belivaldo Chagas fez uma avaliação positiva do resultado da pesquisa. “O resultado nos deixa entre os que mais cresceram no país e mostra todo o empenho do Governo de Sergipe no fomento do setor agropecuário, apoiando do pequeno agricultor familiar ao grande produtor do agronegócio, em especial pelo Pró-Campo, com projetos como o Pró-Sertão Bacia Leiteira e os incentivos fiscais aos laticínios, que vem estimulando o setor, gerando emprego e renda para a população”.

Para o secretário de estado da Agricultura, Zeca da Silva, nos dois últimos anos houve bons períodos de chuva que ajudaram a manter as áreas de pastagem, mas esse resultado tem grande contribuição de uma sucessão de políticas públicas implementadas pelo governo para fomentar o desenvolvimento da bacia leiteira sergipana. Ele acrescentou o ganho em qualidade do rebanho. “Um dos motivos é o melhoramento genético de nosso rebanho, tanto por meio de políticas do governo estadual, como dos próprios produtores”, disse.

Segundo o representante da Asproleite, Juraci Pereira de Barros, hoje em dia, pequenos e médios produtores estão profissionalizando sua produção através do uso de tecnologia, antes só vista em grandes fazendas. “Sabemos que o valor do leite varia, de vez em quando, mas com o uso de técnicas e tecnologia passamos por um bom momento”.

Problemas de infraestrutura e condições das estradas ainda atrapalham os produtores. Porém, para Juraci Barros, alguns estudos demonstram que o Nordeste é o melhor lugar para produção de leite, apesar do clima quente, e Sergipe consolida sua presença. “Avançamos muito, e temos muito pela frente. Vamos longe”, finalizou.

/ Notícias / desenvolvimento

Sexta-Feira, 01 de Julho de 2022 às 15:45:00