Quarta-Feira, 07 de Fevereiro de 2007 às 11:50:00
Sergipe terá Biofábrica de mudas

Sergipe terá a primeira Biofábrica de Mudas. Projetada para uma produção anual inicial de um milhão de mudas, a Biofábrica terá capacidade estrutural para aumentar sua produção de forma gradual, de acordo com a demanda. O projeto está em fase inicial, com a elaboração da estrutura arquitetônica para a construção, que deve começar ainda neste primeiro semestre. Os recursos financeiros para implantação da fábrica são da Financiadora de Estudos e Projetos e do Governo do Estado de Sergipe, através da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia (Sedetec).

"Este trabalho vai proporcionar um avanço em inovação tecnológica por meio da utilização de técnicas de propagação in vitro para a produção de mudas de alta qualidade de diferentes espécies vegetais", diz Sarah Brandão Santa Cruz Barboza, pesquisadora e doutora em Produção Vegetal e Cultivo in vitro do Departamento Estadual de Desenvolvimento Agropecuário (Deagro). Ela será uma das coordenadoras da Biofábrica, junto com representantes do Sergipe Parque Tecnológico (SergipeTec).

Segundo Sarah, o projeto terá a participação do Laboratório de Apoio Tecnológico, que vai dar suporte técnico aos trabalhos de micropropagação de plantas em grande escala. O objetivo é ajustar, adequar e desenvolver protocolos para produção de mudas. "As ações conduzidas no laboratório serão eminentemente de aplicação para o negócio agrícola e estarão sob a coordenação técnica de pesquisadores do Deagro e da Embrapa", disse ela.

De acordo com a pesquisadora do Deagro, além do laboratório, está prevista, no projeto da Biofábrica, a implantação de uma estrutura para aclimatação das mudas produzidas, com estufas agrícolas, telados e galpão. Para ela, a parceria da Biofábrica com instituições de ensino e de pesquisa contribuirá na formação de profissionais e no desenvolvimento de pesquisas.

"A dinâmica de desenvolvimento do agronegócio, nos tempos atuais, vem sendo fortemente influenciada pelo avanço tecnológico. A inovação tecnológica para a transformação de conhecimento em produtos, processos e serviços que possam ser colocados no mercado torna-se cada vez mais importante para o desenvolvimento sócio-econômico", afirma Sarah.

A iniciativa da Biofábrica de Mudas é resultado da parceria entre o SergipeTec,  o Deagro, a Embrapa Tabuleiros Costeiros e a Fundação de Apoio a Pesquisa e Inovação Tecnológica (Fapitec).

/ Notícias / desenvolvimento

Sergipe terá Biofábrica de mudas