Quarta-Feira, 25 de Maio de 2022 às 17:00:00
Sedurbs divulga balanço de ações realizadas por conta das chuvas nas últimas horas em Sergipe
São solicitações de ajuda em casos de incidentes decorrente das fortes chuvas em Aracaju e outros municípios

Em decorrência das chuvas ocorridas em todo o estado nas últimas horas, a Secretaria de Estado do Desenvolvimento Urbano e Sustentabilidade (Sedurbs), por meio do Departamento Estadual de Proteção e Defesa Civil (Supdec), divulgou um balanço das atividades realizadas pelas equipes do órgão nas últimas horas.
De acordo com o Diretor do Supdec, o Tenente-coronel Luciano Queiroz, no município de Feira Nova, no conjunto Manuel Ferreira, até o fim da manhã desta quarta-feira, 25, algumas pessoas foram realocadas para casas de aluguel social por conta do alagamento e mais outras foram para casa de parentes e amigos. “Nós solicitamos à secretaria de assistência do município colchões, além de kits de higiene pessoal e de limpeza para estas pessoas que vão para casa de amigos e parentes, bem como solicitamos máquinas para desobstrução dos bueiros dessa região para escoar as águas deste local”, explicou.

O Tenente-coronel relatou ainda que os fatos de mais significativos ocorreram no interior do estado. “Na estrada que abrange os municípios de Nossa Senhora da Glória, Feira Nova, Cumbe e Nossa Senhora das Dores, as chuvas intensas ocasionaram aquaplanagem de carros na rodovia e foi registrado um acidente envolvendo um veículo que caiu dentro de um ‘lago’ formado pelas precipitações recorrentes às margens da rodovia”, detalhou.

O diretor informa que outras pistas também ficaram completamente cobertas pela água, como é o caso da rodovia entre Cedro e o Povoado Poço dos Bois. Já em Telha, o riacho Jacaré transbordou e o rio Japaratuba, em Capela, no Povoado Barracas, também transbordou. Já em Cumbe, teve o transbordamento da barragem e foi feita a limpeza das galerias de águas pluviais.

“Em Maruim, ocorreu a queda de uma árvore em frente à prefeitura do município, sem vítimas. Outra queda de árvore em praça pública foi no município de Brejo Grande e houve a queda de um muro de um campo de futebol particular em Neópolis, além de alagamento em uma escola municipal do município”, disse.

O Supdec informa que continua atuando com a equipe em todo o estado e orienta que em situações dessa natureza os cidadãos devem evitar estarem próximos de árvores, postes de condução de energia, rios e riachos. Em caso de riscos maiores, a exemplo de alagamentos, deslizamentos de terra, queda de árvores, barreiras, sinalização de rodovias, postes, entre outros, faz-se necessário buscar ajuda nas Coordenadorias de Defesas Civis Municipais e através do telefone 199, na capital e 193 nas demais cidades do interior de Sergipe.

Também é importante fazer o cadastro de alerta, a fim de que em casos de eventos naturais inesperados, a população possa ser avisada com antecedência e de como proceder.
Para efetuar o cadastro, o cidadão deve enviar um SMS para o número 40199, com o número do CEP do logradouro onde reside, e, automaticamente, receberá um aviso informando que o cadastro foi realizado com sucesso.

/ Notícias / desenvolvimento

Quarta-Feira, 25 de Maio de 2022 às 17:00:00