Quarta-Feira, 07 de Fevereiro de 2007 às 01:00:00
Secretário do MDA defende resgate da ruralidade para desenvolvimento do país

O secretário de Desenvolvimento Territorial do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), José Humberto Oliveira, defendeu o resgate da ruralidade como chave para o desenvolvimento nacional. Em sua palestra na manhã desta quarta-feira, 7, no seminário Planejamento do Desenvolvimento Territorial de Sergipe, Oliveira ressaltou que a integração de políticas públicas voltadas para o desenvolvimento das regiões de agricultura familiar é fator fundamental para a redução das desigualdades regionais no Brasil.

"Temos visto uma cultura governamental de relegar as regiões agrícolas a segundo plano e isso resulta em grandes desigualdades regionais, com grande concentração de riquezas ao longo do litoral brasileiro", disse Oliveira. Segundo ele, existem no Brasil 4,2 milhões de famílias que sobrevivem da agricultura familiar.

A demanda por políticas de desenvolvimento das regiões de maior incidência de agricultura familiar foi o principal motivo da criação da Secretaria de Desenvolvimento Territorial. "Havia uma grande necessidade de estreitar as relações com os movimentos sociais, associações, além de outros ministérios, como o da Integração Nacional, para definir territórios de referência padronizados para todas as organizações", explicou.

Fotos: Lúcio Teles/Seplan

IdentidadeJosé Humberto Oliveira defendeu o conceito dos chamados "Territórios de Identidade", que são mapeados e definidos a partir de estudos sócio-econômicos e culturais. "Não podemos confundir o povo brasileiro com conceitos diversos de territorialidade para cada ministério. As micro-regiões devem ser definidas de acordo com o senso de identidade das próprias comunidades e têm de ser reconhecidas de maneira uniforme por todas as instituições", afirmou o secretário.Segundo o secretário, já foram mapeados no Brasil 118 territórios de identidade, entre eles as regiões do Alto Sertão sergipano e do Baixo São Francisco, também no Estado. Humberto concluiu argumentando que não pode haver planejamento bem sucedido sem participação popular, práticas consistentes de gestão social, dinamização da economia rural e integração de políticas públicas.O seminário Planejamento do Desenvolvimento Territorial de Sergipe, organizado pelo Governo do Estado, acontece até sexta-feira. O objetivo do evento é planejar o desenvolvimento do Estado levando em consideração a participação popular e as características de cada região. Com o seminário, o novo governo vai elaborar e reavaliar planos de desenvolvimento territorial, buscando a interiorização e a regionalização do processo de crescimento econômico.

/ Notícias / desenvolvimento

Secretário do MDA defende resgate da ruralidade para desenvolvimento do país