Sábado, 20 de Janeiro de 2007 às 08:40:00
Secretário apresenta projetos do Governo na área agroindustrial
O secretário de Estado de Agricultura e Desenvolvimento Rural e Agrário, Paulo Viana, se reuniu com empresários do setor agroindustrial sergipano para expor as diretrizes de desenvolvimento que serão implantadas pelo Governo do Estado.

O secretário de Estado de Agricultura e Desenvolvimento Rural e Agrário, Paulo Viana, se reuniu nesta sexta-feira, 19, com empresários do setor agroindustrial sergipano para expor as diretrizes de desenvolvimento que serão implantadas pelo Governo do Estado. Na reunião, que também contou com a participação do secretário de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia, Jorge Santana, Paulo Viana afirmou que o Governo do Estado pretende estabelecer parcerias fortalecendo toda a cadeia produtiva.

"Vamos incentivar a agronegócio, de forma integrada, com projetos vinculados ao mercado, buscando renovar e reconstruir a agricultura em Sergipe", enfatizou Viana. "Já constatamos em algumas visitas a precariedade da estrutura agrícola, além de vermos que não existe irrigação no semi-árido, promovendo prejuízos ambientais e para os agricultores", disse o secretário. Segundo ele, está sendo elaborado um plano para oferecer suporte técnico para o setor agroindustrial, como incentivo para o crescimento.

Jorge Santana disse ainda que o existe um grande interesse no incentivo à agroindústria, por ser um fator de interiorização de desenvolvimento. "Vamos direcionar para o meio rural a organização e orientação, capacitando os produtores e gerando pólos diversificados, de acordo com características regionais", justificou o secretário. De acordo com Santana, isso seria fundamental para realizar as transformações e o projeto de inclusão social que o Governo do Estado quer implementar em Sergipe.

O presidente do Grupo Maratá, José Augusto Vieira, que participou do encontro, disse que esta é a primeira vez que representantes do Governo do Estado apresentam opções viáveis de desenvolvimento. "Pela primeira vez, representantes do Governo vêm conversar conosco, discutindo opções para o desenvolvimento do Estado e buscando interatividade com os produtores e o empresariado", disse Vieira. Também participaram da reunião Carlos Hermínio Aguiar de Oliveira, representando a secretária de Planejamento, Lúcia Falcón, o presidente do Departamento Estadual de Desenvolvimento Agropecuário (Deagro), Jéferson Feitosa, e o diretor de Irrigação do Dehidro, Antonio Bernardo.

/ Notícias / desenvolvimento

Secretário apresenta projetos do Governo na área agroindustrial