Terça-Feira, 06 de Fevereiro de 2007 às 11:00:00
Secretária do Planejamento recebe visita do presidente do IBGE

A secretária de Estado do Planejamento, Lúcia Falcón, recebeu, na tarde de segunda-feira, 5, o presidente nacional do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Eduardo Pereira Nunes. Ele está em Aracaju para participar do seminário Planejamento do Desenvolvimento Territorial de Sergipe. Acompanhado do chefe da Unidade Estadual do IBGE em Sergipe, Antônio Marinho, Nunes se reuniu com Lúcia Falcón e o secretário-adjunto do Planejamento, Guilherme Maia, na sede da Secretaria do Planejamento (Seplan). O superintendente de estudos e pesquisas da Seplan, Marco Antônio Jorge, também participou do encontro.

A secretária deu as boas vindas ao presidente, que veio à capital sergipana pela primeira vez. "As circunstâncias desse encontro são únicas, especialmente porque nunca um presidente do IBGE havia se reunido com um representante do Governo do Estado logo no início da gestão", disse Lúcia Falcón.

O principal ponto discutido no encontro foram as parcerias firmadas entre o IBGE e os governos e municípios para a realização de estudos estatísticos sobre território, mapeamento agrário e populacional, além de índices de preços e emprego e do Produto Interno Bruto (PIB) dos estados e municípios.

O presidente do Instituto disse que o IBGE já tem projetos em parceria com a Seplan há cerca de dez anos e que os acordos de cooperação têm sido fundamentais para evolução da entidade. "A experiência prática das parcerias tem ajudado o IBGE a reestruturar e remodelar seus padrões metodológicos, promovendo uma constante evolução", afirmou Nunes.

Fotos: Lúcio Teles/Seplan

Para a secretária do Planejamento, a parceria com o IBGE é insubstituível. ?O IBGE é a instituição responsável pela interface entre todos os bancos de dados com informações georreferenciadas sobre os indicadores de desenvolvimento no país. E essas informações são fundamentais para nossa atuação, pois identificam as maiores demandas e carências das regiões?, disse.

Avanços

A grande novidade anunciada pelo presidente foi a implementação de um sistema digitalizado de coleta de informações para as pesquisas através de um aparelho portátil que utiliza a tecnologia de posicionamento global GPS. ?Com esse aparelho, os recenseadores coletarão os dados em campo e os enviarão por satélite através de uma rede integrada, sem uso de formulários em papel, o que representa economia de custos e agilidade nas informações?, informou Nunes.

Segundo ele, a nova tecnologia já será aplicada a partir de abril deste ano, no recenseamento populacional em todo o país. Serão 86 mil pesquisadores utilizando o novo equipamento. ?Com a agilidade dessa tecnologia, teremos condições de divulgar resultados já no final de agosto?. Em Sergipe, 1.100 agentes do IBGE percorrerão as cidades para coletar dados.

Cooperação

O IBGE será uma das instituições que assinarão, durante o seminário Planejamento do Desenvolvimento Territorial de Sergipe, acordos de cooperação para realização de projetos pra o desenvolvimento do Estado. Eduardo Nunes espera que diversos estudos e pesquisas sejam realizados em Sergipe e reforçou que o sucesso das ações depende da cooperação contínua entre o Instituto e os governos.

A secretária do Planejamento informou que durante a realização das audiências públicas do Plano Pluri-Anual participativo, será disponibilizado um espaço para que o IBGE apresente as novas tecnologias e métodos às comunidades de todos os municípios sergipanos. Entre as principais ações, estão a implantação de Comissões Censitárias Municipais em todas as cidades, com participação de lideranças da comunidade, o que já é realizado pelo IBGE, e novos estudos de delimitação territorial e populacional para reduzir conflitos orçamentários entre prefeituras e a União.

Lúcia Falcón determinou, ainda, a inclusão deste último tema na pauta da Seplan, para que seja discutido com seus superintendentes e implementado o mais brevemente possível em Sergipe.
/ Notícias / desenvolvimento

Secretária do Planejamento recebe visita do presidente do IBGE