Sexta-Feira, 02 de Fevereiro de 2007 às 12:30:00
Secretária de Planejamento e prefeito de São Cristóvão assinam convênio para Plano Diretor

A secretária de Estado do Planejamento, Lúcia Falcón, e o prefeito de São Cristóvão, José Correia Santos, o Zezinho da Everest, assinaram na manhã desta sexta-feira, 2, no Palácio dos Despachos, um convênio para elaboração do Plano Diretor do município, de quase 80 mil habitantes. Com o acordo, o Ministério do Turismo vai repassar recursos federais no valor de R$ 154.687 mil para agilizar na elaboração do documento, que irá definir as políticas do desenvolvimento urbano e turístico da quarta cidade mais antiga do país e da primeira capital de Sergipe.

"Esse convênio vai permitir que a riqueza do patrimônio histórico, cultural e paisagístico de um município tão importante como São Cristóvão seja preservada com normas urbanísticas", afirmou Lúcia Falcón. De acordo com a secretária de Planejamento, com o Plano Diretor a Prefeitura do município vai poder controlar o uso e a ocupação do espaço urbano e fortalecer a entrada da cidade na rota do turismo.

"São Cristóvão vem crescendo sem um direcionamento, não só no centro da cidade, mas principalmente nos conjuntos habitacionais. Com essa verba para o Plano Diretor, vamos poder colocar em prática uma política de crescimento organizado para o turismo e o meio ambiente do município", disse o prefeito Zezinho da Everest.

Fotos: Janaína Santos/ASN

O convênio faz parte de uma parceria entre Ministério do Turismo, Governo do Estado e prefeituras dos 13 municípios sergipanos que integram o Pólo Costa dos Coqueirais. Além de São Cristóvão, Laranjeiras, Estância, Santa Luzia do Itanhy, Indiaroba, Pacatuba e Brejo Grande vão assinar convênios com o Governo do Estado para elaborar seus planos diretores. Dos 13 municípios que compõem o Pólo, Aracaju, Nossa Senhora do Socorro, Barra dos Coqueiros, Pirambu e Itaporanga já têm plano diretor. Santo Amaro das Brotas é o último município que faz parte do Costa dos Coqueirais.

/ Notícias / desenvolvimento

Sexta-Feira, 02 de Fevereiro de 2007 às 12:30:00