Terça-Feira, 06 de Dezembro de 2022 às 14:15:00
Sead destaca ações realizadas no processo de modernização da gestão pública e do atendimento ao cidadão em 2022
Superintendente revela importância do aplicativo e validação do projeto “Governo Direto Mobile”- aplicativo na plataforma android ou IOS

Em 2022, a Superintendência de Modernização da Gestão e do Atendimento ao Cidadão (Sumog), vinculada a Secretaria de Estado da Administração (Sead), destaca a coordenação da entrega e propostas de importantes projetos, a exemplo do sistema de atendimento e agendamento do “Governo Direto” e o “Agenda Fácil”, atualmente utilizado nos Centros de Atendimento ao Cidadão (Ceac’s) e em diversos órgãos como a SSP, Sergipeprevidência e Sefaz.

Também é ressaltado o desenvolvimento do SISOC, sistema do portal de ensino da Escola de Governo; o mapeamento do processo de emissão do Passe Livre Intermunicipal; a modernização das capacitações na ferramenta de gerenciamento eletrônico de documentos e-DOC; as políticas públicas para o Governo Digital; assinatura eletrônica x assinatura digital; a carta de serviço ao usuário, entre outros.

O superintendente da Sumog, Rodrigo Farias, destaca, também, a importância do aplicativo e validação do projeto “Governo Direto Mobile”- aplicativo na plataforma android ou IOS – onde cidadão passará a realizar todo processo de consulta dos serviços, documentações, realização de agendamento, além da realização de check-in e check-out do seu atendimento.

Rodrigo ressalta ainda que está em fase de desenvolvimento o portal único de serviços públicos estaduais “Portal Governo Direto”, em conformidade com a lei federal de nº 13.460/2017. “O Portal tem por finalidade facilitar a vida do cidadão, em conformidade com a lei, objetivando unificar em um único canal, toda gama de serviços públicos e informações dos serviços ofertados ao cidadão”.

Ele também revela que existe um futuro promissor para a modernização da Administração Pública Estadual. “Não há o que pensar em transformação digital, sem um bom gerenciamento da carta de serviços aos usuários e políticas públicas bem definidas”, disse, enfatizando que o Estado pode ser destaque com a transformação efetiva de todos os serviços disponibilizados ao cidadão, avançando no portal único com cadastro único, unificando as plataformas dos órgãos, gerando assim economicidade e facilitando a vida do cidadão.

/ Notícias / desenvolvimento

Terça-Feira, 06 de Dezembro de 2022 às 14:15:00