Terça-Feira, 17 de Setembro de 2019 às 11:45:00
Saneamento Expresso da Deso visita Porto da Folha, Capela e Laranjeiras

A maquete dentro de um ônibus que detalha todos os processos realizados no tratamento de água e esgoto foi o foco dos olhares atentos de estudantes de três município sergipanos, com a visita da unidade móvel Saneamento Expresso da Companhia de Saneamento de Sergipe (Deso). Recentemente, os municípios de Porto da Folha, Capela e Laranjeiras participaram das ações itinerantes com o veículo que foi adaptado e fomentado pelo Programa Águas de Sergipe.

A Deso é a primeira empresa do Norte e Nordeste com um projeto de Educação Ambiental, como o Saneamento Expresso.

Promovida pela Gerência Socioambiental – GESA, as visitas aos municípios têm como um dos objetivos, apoiar e complementar as atividades da Companhia, enriquecendo o atendimento na capital e interior do estado, oportunizando o debate sobre o consumo consciente de água e a importância da participação da sociedade no bom funcionamento dos sistemas de abastecimento e esgotamento sanitário. Além da apresentação do Coral "Cantar das Águas" em todos os locais em que o evento esteve presente.

Porto da Folha e Capela

Para o diretor de Meio Ambiente e Expansão da Deso, Gabriel de Campos, a presença da empresa em Porto da Folha teve um significado diferenciado. "Porto da Folha tem um significado especial para Deso, pois todo sertão sergipano recebe água proveniente desse município. Pontuo nossas captações no povoado Ilha do Ouro, responsável pelo abastecimento não só de Porto da Folha como Poço Redondo, Monte Alegre e Nossa Senhora da Glória. E já temos projetos para levar água da Ilha do Ouro até Simão Dias, dessa forma cruzaremos Sergipe de norte a sul", revelou.

Em Capela, a parceria da Deso foi entre a prefeitura do município, o Serviço Autônomo de Água e Esgoto – Saae (que atende a região) e o Comitê de Bacias Hidrográficas do Rio Japaratuba. No município, 10 escolas participaram das atividades, que também incluíram a distribuição de mudas.

Para o coordenador de Educação Ambiental da Deso, José Jorge Silva Santos, a interação e receptividade da população é um fator diferencial. "Tivemos um plantio simbólico de um Ipê Amarelo, com uma aluna chamada Ana Clara, além do secretário do Meio Ambiente local ter se responsabilizado em colocar uma placa identificando essa árvore com o nome da aluna. A intenção é o reflorestamento das regiões. Está sendo enriquecedor estar em contato com a população, pois a acolhida e visualização dos municípios são agentes multiplicadores dessas atividades. A comunidade em geral nos recepciona positivamente e isso faz com que o projeto garanta continuidade e desenvolvimento", disse.

Plantio de mudas em Laranjeiras

Em Laranjeiras, a parceria das ações aconteceu através da prefeitura local e do Comitê de Bacias Hidrográficas - CBH do Rio Sergipe. Para Marcos Lázaro, Presidente do CBH Rio Sergipe, é importante que essa parceria possa estar presente em todos os municípios. "O comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Sergipe apoia e acompanha, algumas ações do Saneamento Expresso, em municípios que estão inseridos na Bacia Hidrográfica do Rio Sergipe.", ressaltou.

Para Ruiter Alves, Secretário do Meio Ambiente de Laranjeiras, a Deso está de parabéns pela iniciativa. "Laranjeiras está em festa em parceria com a Deso, para fazermos o reflorestamento de áreas degradadas. para levar água de qualidade para a população nós estamos sendo contemplados com mais de 1.500 mudas, onde alunos, professores e a população em geral, poderão conhecer a história dessas árvores e saber a importância delas para o nosso futuro", disse.

/ Notícias / desenvolvimento

Saneamento Expresso da Deso visita Porto da Folha, Capela e Laranjeiras