Quarta-Feira, 07 de Fevereiro de 2007 às 06:10:00
Representantes do governo italiano participam de seminário sobre planejamento

O conselheiro de relações internacionais da Confederação Nacional Italiana das Empresas e Entes e Italianos de Serviços de Utilidade Pública (Confservizi), Marino Lizza, e o diretor da Agência de Cooperação dos Entes Locais da Itália, Paolo Morello, fizeram as duas últimas palestras desta quarta-feira, 7, no seminário Planejamento do Desenvolvimento Territorial de Sergipe. Lizza falou sobre modelo integrado de gestão de cidades. Já Morello tratou da implementação de projetos de desenvolvimento em conjunto entre os dois países.

Segundo Lizza, "O Modelo Integrado da Gestão das Cidades" promove o desenvolvimento através de modelos de gestão pública baseados na integração entre as entidades de serviços públicos municipais e provinciais. ?Buscamos promover o desenvolvimento de forma ampliada da Itália e de vários países através da cooperação e troca de experiências? disse Lizza, que está no Brasil para compartilhar as experiências bem sucedidas do modelo adotado na Itália, através da interação com a Agência Brasileira de Cooperação, ligada ao Ministério das Cidades.

Morello discorreu sobre o programa "100 Cidades para 100 Projetos Itália-Brasil", que promove a interação e a troca de experiências mencionada por Lizza. O objetivo do projeto é estreitar as relações de

Fotos: Lúcio Teles/Seplan

cooperação através da implementação, em conjunto entre os dois países, de projetos de desenvolvimento. "O grande objetivo é a cooperação técnica, institucional e econômica entre varias organizações voltadas para o desenvolvimento nos dois países, de forma descentralizada", informou.

Segundo Paolo Morelo, o programa já contemplou 60 cidades brasileiras e deverá ter projetos desenvolvidos em Sergipe. "Conhecemos o então prefeito Marcelo Déda no 1º Fórum de Cooperação em Turim, em 2005, e já havíamos iniciado um bom diálogo. Esperamos implementar projetos em Sergipe juntamente com cidades da Bahia em breve", afirmou.

Os dois representantes vieram a Aracaju através do Ministério Italiano dos Negócios Estrangeiros. Eles participaram do segundo dia do seminário Planejamento do Desenvolvimento Territorial de Sergipe, organizado pelo Governo do Estado e pela Secretaria de Estado do Planejamento. O objetivo do evento é planejar o desenvolvimento do Estado levando em consideração a participação popular e as características de cada região. Com o seminário, o novo governo vai elaborar e reavaliar planos de desenvolvimento territorial, buscando a interiorização e a regionalização do processo de crescimento econômico. Ao fim do seminário, 120 técnicos serão capacitados para atuar no plano de desenvolvimento.

/ Notícias / desenvolvimento

Representantes do governo italiano participam de seminário sobre planejamento