Sexta-Feira, 11 de Novembro de 2022 às 14:15:00
Reestruturação da Rodovia entre Povoado Colônia 13 e Boquim facilita integração entre os territórios Sul e Centro Sul sergipanos
Intervenção faz parte do Programa Pró Rodovias II e recebe investimentos de aproximadamente R$ 22 milhões

"É um presente para todo mundo que mora por aqui. Vou sempre a Boquim e a pista estava ruim, cheia de buracos e causando estragos aos carros, motos e caminhões de cargas que passam diariamente. A situação agora é outra, todo mundo com quem converso está satisfeito com essa reforma".  Residente no Povoado Colônia 13, o agricultor Renival Batista Santana, 43 anos, se diz contente com a reestruturação do trecho da Rodovia SE-160 entre o povoado Lagartense e o município de Boquim.

Executada pelo Governo de Sergipe, por meio da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Urbano e Sustentabilidade (Sedurbs), a intervenção que faz parte do Programa Pró Rodovias II e recebe investimentos nas ordem de aproximadamente R$ 22 milhões, tem como objetivo promover a segurança e facilitar o tráfego entre os Territórios Centro Sul e Sergipano.

A obra tem início no entroncamento da Rodovia SE-270 com a SE-160, a partir do Povoado Colônia 13 em Lagarto, até o entroncamento com a SÉ-469 na entrada da cidade de Boquim, perfazendo 21,63 Km e compreende a reciclagem de todo o trecho, serviços de drenagem, aplicação de duas camadas asfálticas nas duas pistas de rolamento com 7,40 metros de largura, totalizando 18.169 toneladas de Concreto Betuminoso Usinado à Quente (CBUQ) e implantação de sinalização vertical e horizontal.

Os trabalhos

De acordo com o secretário estadual do desenvolvimento e sustentabilidade, Ubirajara Barreto, o andamento dos serviços se mantém céleres. "Concluímos a aplicação da primeira camada asfáltica e atualmente estamos com quatro frentes de trabalhos em pontos distintos, nos quais os profissionais dão continuidade à execução dos drenos profundos, assentamento de meio-fio e descidas d'água. Posteriormente será aplicada a segunda camada asfáltica e por fim, as sinalizações vertical e horizontal, de modo que a obra está 70% executada", explica.

Para o agricultor, José Prata Figueiredo, 70 anos, a obra melhorou muito a situação do tráfego entre os municípios. "A estrada estava ruim, cheia de buracos e a gente tinha muita dificuldade para andar. Agora, nem se compara, é outra pista, estou muito contente e nossos veículos agradecem", afirma.

Ainda segundo Ubirajara Barreto, a obra é de extrema relevância para a melhoria do desenvolvimento econômico. "Além de revitalizar a malha viária, os Programas Pró-Rodovias I e II contribuem significativamente para a trafegabilidade, o transporte de passageiros e o escoamento da produção agrícola, de carga e mineral, pois têm reestruturado rodovias, em sua maioria construídas há mais de 30 anos. A revitalização desse trecho é de vital importância, pois melhorou o tráfego de Boquim para Lagarto, interligando os municípios dos Territórios Sul e Centro Sul, sobretudo para quem se desloca dos municípios do Território Sul pela BR 101, via Boquim para Lagarto, Simão Dias e Itabaiana", ressalta.

/ Notícias / desenvolvimento

Sexta-Feira, 11 de Novembro de 2022 às 14:15:00