Quarta-Feira, 16 de Junho de 2021 às 15:15:00
Recuperação da rodovia entre Tobias Barreto e Riachão do Dantas proporciona maior segurança à população e aos condutores
Revitalização dos 31,90 km se integram aos 18,90 km entre Riachão do Dantas e Lagarto, com investimentos de R$ 19.971.238,44, provenientes do Tesouro Estadual

"Sem dúvida alguma, a recuperação dessa rodovia foi um alento para todos. Para mim em particular, um grande alívio, pois, enquanto condutor de ambulância do hospital de Tobias Barreto, todas as vezes em que precisava levar pacientes ao Hospital Regional de Lagarto, a preocupação era redobrada, já que tinha de proteger o veículo dos buracos e os pacientes dos tombos por eles causados. Fora isso, o tempo de percurso entre as cidades diminuiu pela metade, só temos a agradecer por essa obra". A declaração do motorista, José Francisco de Jesus, 38 anos, expressa o sentimento de satisfação não apenas dos moradores dos municípios de Tobias Barreto e Riachão do Dantas, mas de todos que trafegam pela Rodovia SE-170, no Território Centro Sul Sergipano.

Executada pelo Governo de Sergipe, por meio da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Urbano e Sustentabilidade (Sedurbs) e do Departamento Estadual de Infraestrutura Rodoviária de Sergipe (DER), a recuperação do trecho da SE-170 entre os dois municípios já é uma realidade que vem devolvendo segurança aos condutores que por ela passam diariamente e promovendo melhorias na trafegabilidade.

Com investimentos de R$ 19.971.238,44, provenientes do Tesouro Estadual, a intervenção  faz parte do Pró-Rodovias, que por sua vez integra o Programa Avança Sergipe, que tem como principal objetivo a recuperação econômica do Estado, prejudicada por conta da pandemia e tem na reestruturação da malha viária sergipana  um dos seu principais pilares.

A recuperação da SE-170

Nesse primeiro momento, a recuperação da SE-170 é dividida entre a revitalização dos trechos entre Lagarto e Riachão do Dantas e Riachão do Dantas e Tobias Barreto. Neste último, o trecho em questão corresponde à reestruturação de 31,90 km entre o município sergipano, pólo de confecções e a cidade que ficou famosa nacionalmente por conta do bode que acompanhava velórios.

Nos trabalhos da revitalização foram restaurados todo o percurso rodoviário entre as duas cidades, sendo seis metros de pista de rolamento (três metros de largura cada uma) e dois metros de acostamento (um de cada lado), nos quais utilizou-se 67.188 toneladas de concreto asfáltico usinado à quente (CBUQ), serviços de drenagem pluvial e implantação de sinalização vertical e horizontal.

Segundo o Secretário Estadual do Desenvolvimento Urbano e Sustentabilidade, Ubirajara Barreto, a obra se aproxima da conclusão. "A via está praticamente pronta e já é motivo de satisfação para quem por ela transita. Atualmente os poucos profissionais em atividade finalizam os serviços de drenagem em alguns trechos, totalizando aproximadamente 4 km", explica.

Segurança e desenvolvimento

Morador do Residencial Agripino Bernardo I, no início do perímetro urbano de Tobias Barreto, Fábio Santos de Jesus, não se cansa de elogiar a revitalização da via. "Essa reforma ficou maravilhosa, eu amei. Trabalho na cidade e me desloco de bicicleta diariamente, corria riscos todos os dias, pois tinha de desviar dos veículos e dos buracos. Agora vou e volto tranquilo e com segurança,e, para melhorar ainda mais, o tempo gasto passou de 25 para 10 minutos, assim só tenho a agradecer", declara o auxiliar de serviços gerais de 43 anos.

Para Ubirajara Barreto, a obra já é sinônimo de muitos benefícios. "Uma via em boas condições de trafegabilidade não apenas contribui significativamente para o progresso e desenvolvimento de um município ou região, mas sobretudo, amplia a qualidade de vida dos moradores ao seu redor, pois diminuem consideravelmente os transtornos causados pela lama e poeira de acordo com as estações climáticas, promovendo assim melhores condições salutares. Além disso, por se tratar de uma importante rodovia que interliga a capital com o Território Centro Sul, e, por conseguinte com uma parte do Nordeste baiano, sua completa revitalização favorecerá o escoamento da produção agrícola e têxtil, o tempo de deslocamento entre os dois municípios e as cidades circunvizinhas", ressalta.

/ Notícias / desenvolvimento

Quarta-Feira, 16 de Junho de 2021 às 15:15:00