Segunda-Feira, 14 de Novembro de 2022 às 17:00:00
Programa Novo Lar promove melhorias, eleva auto-estima e gera oportunidades para moradores dos bairros Coqueiral e Porto D'anta
20 famílias estão sendo beneficiadas com reforma de banheiros e fachadas das residências

"Gostei demais, pois não teria de condições de reformar o banheiro e a fachada da minha casa, e estava precisando muito desses serviços. Só tenho a agradecer, pois, recebi a benfeitoria e ainda fui chamado para realizar os trabalhos de pintura aqui no bairro de outras casas beneficiadas pelo programa".

Residente no número 89 da Rua Evandro Ribeiro, no bairro Porto D'anta, Zona Norte de capital sergipana, o pintor, Paulo Batista dos Santos não esconde a satisfação de além de ter sido contemplado pelo Programa Novo Lar, poder realizar o seu ofício em outros lares que também estão recebendo a intervenção no bairro em que mora.

Realizado pelo Governo de Sergipe, por meio da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Urbano e Sustentabilidade (Sedurbs), o programa corresponde a uma série de ações direcionadas à requalificação de unidades habitacionais que encontram-se em situações precárias no Estado de Sergipe, e que tem como um dos objetivos principais o resgate da autoestima das famílias beneficiadas, recuperando os componentes estruturais, das condições sanitárias e estéticas das suas residências.

Dividido nesta primeira etapa nos Lotes 1, 2 e 3, e a princípio beneficiando  aproximadamente 38 mil famílias em 60 municípios dos oito territórios sergipanos, as ações do programa contemplam serviços como revestimento e pintura das áreas externa e interna, instalação de novas portas ou janelas,  implementação e reforma das instalações sanitárias, ou, em alguns casos, outra intervenção estrutural, no valor de até R$ 10.000,00 (dez mil reais) por unidade habitacional.

Transformação

Inseridas no Lote 02, às 20 residências dos bairros Coqueiral e Porto D'anta contempladas nesta etapa seguiram os protocolos estabelecidos pelas diretrizes do programa, nos quais a Secretaria de Estado da Inclusão, Assistência Social e do Trabalho (SEIT) manteve contato com a Secretaria de Assistência Social de Aracaju, que efetuou a seleção, cadastramento e aprovação documental dos beneficiários.

Moradora há 20 anos na residência de número 170 da Rua Santos Dumont, no bairro Coqueiral, Ana Cristina Barbosa Mendes, 48 anos, só tem elogios pelo benefício alcançado. "Sou viúva, não tenho emprego e nem recebo pensão, comigo moram seis filhos e três netos e nosso banheiro era de madeira coberto com telhas de eternit bastante gastas. Agora nós temos um lugar decente para as nossas necessidades. Estou muito feliz, pois, não teria a mínima condição de realizar essa construção", afirma a dona de casa.

Também residente no bairro Coqueiral, Maria Givalda de Jesus Santos agradece por ter sido uma das contempladas com as intervenções em sua casa de número 11, localizada na Rua Chico Mendes. "A situação do banheiro estava precária e não tínhamos a menor condição de reformar ou construir outro, pois aqui residem sete pessoas. Gostei demais dos serviços realizados, minha palavra é somente gratidão, frisa a dona de casa de 49 anos.

Para o secretário estadual do desenvolvimento urbano e sustentabilidade, Ubirajara Barreto, o programa não apenas transforma para melhor, mas sobretudo realiza pequenos sonhos em lares, cujos donos têm  baixo poder aquisitivo. "Milhares de famílias dispõem de recursos apenas para a alimentação, muitas delas moram em habitações simples e não  possuem  condições financeiras para reformar o lugar onde vivem. Ao contemplá-las com as ações do Novo Lar, o Governo do Estado promove melhorias de saúde e eleva a autoestima dessas pessoas que passam a ter banheiros dignos das suas necessidades e ambientes mais seguros", ressalta.

/ Notícias / desenvolvimento

Segunda-Feira, 14 de Novembro de 2022 às 17:00:00