Terça-Feira, 07 de Junho de 2022 às 11:15:00
Programa de distribuição de leite atende população vulnerável e fortalece cadeia produtiva
O leite começa a chegar à mesa de 3 mil beneficiários do Alto Sertão Sergipano

O Programa de distribuição de leite já é uma realidade em Sergipe. Na segunda-feira (06), no município de Nossa Senhora da Glória, o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Agricultura, Desenvolvimento Agrário e da Pesca (Seagri), iniciou o Programa Alimenta Brasil na modalidade leite (PAB Leite). A ação é realizada em parceria com o Governo federal, sob a gestão do Ministério da Cidade, e visa atender a população em situação de vulnerabilidade e, também, contribui para o fortalecer a bacia leiteira.

Com o início do PAB Leite, cerca de 3.072 famílias do Alto Sertão Sergipano passaram a ser beneficiadas pela entrega de leite. Estima-se a aquisição de 1.102.832 litros de leite até 31 de maio de 2023, nos seis municípios atendidos pelo programa: Canindé de São Francisco, Gararu, Monte Alegre de Sergipe, Nossa Senhora da Glória, Poço Redondo e Porto da Folha. O valor pago ao produtor por litro é de R$ 2,35, considerando acima do valor de mercado pago pelas indústrias locais aos pequenos produtores.

Uma das beneficiárias, Daiane Brito Lima, residente no bairro Cohab em Nossa Senhora da Glória, comentou que está feliz de ver o leite chegar para quem mais precisa. “Estão recebendo o leite as pessoas cadastradas no serviço social do município, aquelas que realmente precisam. No meu caso, que estou desempregada, vai ajudar muito minha família, graças a Deus”. Outra beneficiária, Nelvânia da Silva Monteiro, moradora da Comunidade do Jardim Sertão diz porque o programa é importante. “Eu acho muito bom porque ajuda na alimentação das nossas crianças. Com essa pandemia, as coisas apertaram muito. Então, para quem precisa e é de família carente, vai ajudar muito, tanto na alimentação das crianças, no retorno delas às aulas e na saúde também”, frisou.

Durante o lançamento do programa o Governador Belivaldo Chagas destacou as contribuições do programa. “O Governo abraçou essa ação, o antigo PAA Leite, que agora é o Programa Alimenta Brasil, e cerca de 3 mil famílias serão diretamente beneficiadas e, indiretamente, também aqueles que estão produzindo. Ações que contribuem para o desenvolvimento do sertão, dessa bacia leiteira tão importante para Sergipe. É o Estado agindo de forma técnica por um lado e, por outro, dando o incentivo para quem produz”, pontuou o governador Belivaldo Chagas.

O secretário de Estado da Agricultura, Zeca da Silva, explica que a distribuição do leite será feita pela empresa Natville, sob a coordenação da Seagri e em parceria com as prefeituras municipais, responsáveis pela logística municipal e seleção dos beneficiários. “Para nós é um momento de muita felicidade estar iniciando este programa junto com a empresa vencedora que é a Natville. Uma empresa conhecida de todos os sergipanos pela sua capacidade de produção, seriedade e transparência. Parabenizamos, portanto, todos os envolvidos nesta grande ação que tem o cunho de fortalecimento da economia e também social de atender as famílias que precisam”. O secretário explicou ainda que, o contrato com Natville tem duração de um ano, com encerramento previsto para maio de 2023. O investimento é de R$ 3.751.375, sendo R$ 3.000.824,15 do Governo Federal e R$ 750.551 de contrapartida do Estado.

A empresária Jânia Mota, da empresa Natville, destacou a importância da parceria do Estado com os produtores para incentivo da cadeia produtiva do leite. “O Estado hoje está fomentando a nossa região, onde se encontra a maior bacia leiteira, que de fato sustenta toda a economia local, gerando emprego e renda. Um emprego é gerado a cada 50 litros de leite produzido, então, imaginem quantos empregos não são gerados dentro da cadeia produtiva do leite, e o governo do Estado tem tido uma grande importância, por meio dos incentivos, assistência técnica, assim como na recuperação das estradas, garantindo assim a tranquilidade e segurança para o escoamento da produção”.

/ Notícias / desenvolvimento

O leite começa a chegar à mesa de 3 mil beneficiários do Alto Sertão Sergipano