Sexta-Feira, 16 de Agosto de 2019 às 15:00:00
Programa Centelha já ultrapassa a marca de 260 projetos inscritos em Sergipe
O prazo para submeter ideias inovadoras termina no dia 30 de agosto

“Sergipe entra definitivamente no mundo das startups”. Com estas palavras do governador Belivaldo Chagas, durante o lançamento do programa Centelha em Sergipe, realizado em junho deste ano, o estado passou a intensificar o incentivo do empreendedorismo inovador, como uma das bases para modernização do estado. Faltando 14 dias para encerramento das inscrições, o programa já registrou mais de 260 projetos submetidos em Sergipe.

Os participantes cadastrados no Sistema Centelha já totalizam em 639, sendo 325 ideias inovadoras iniciadas. Projetos submetidos, de fato, são 265. Para o diretor técnico da Fundação de Apoio à Pesquisa e à Inovação Tecnológica do Estado de Sergipe (Fapitec), Ronaldo Guimarães, com este número de inscritos, o programa Centelha já um sucesso em Sergipe, levando o estado a se destacar nacionalmente.

“Se nós pegarmos a proporção a cada 100 mil habitantes, Sergipe está à frente de grandes estados como Santa Catarina e Pernambuco, e temos certeza que o número de ideias inscritas irá aumentar até o final das inscrições”, destaca. Ele lembra ainda que deverão ser contemplados até 23 startups, onde cada projeto receberá até R$ 53 mil, não reembolsáveis. A execução dos projetos tem prazo de um ano.

O programa Centelha busca capacitar empreendimentos ou processos inovadores para o desenvolvimento de bens ou serviços. As empresas contempladas deverão atuar em áreas como a Pesca e Aquicultura; Petróleo e Gás; Agronegócio; Fabricação de Alimentos e Bebidas; Têxtil, Confecção e Calçados; Comércio e Varejo; Construção Civil; Economia do Turismo, Gastronomia, Marketing e Mídias; Eventos e Lazer; Meio Ambiente, entre outras.

Para se inscrever o participante deve acessar o site do programa, selecionar seu Estado de origem, ler atentamente as regras do edital e clicar no botão de inscrições. Nesta primeira fase, a inscrição da ideia é bastante simples e o participante deverá responder a quatro questões-chave: (1) qual é o problema que pretende resolver, (2) qual é a solução proposta, (3) qual é o seu diferencial frente ao que já existe no mercado, e (4) quem é a equipe que irá desenvolver o negócio.

É possível tirar dúvidas através de uma série de capacitações que estão abertas ao público no Canal Centelha no YouTube. Lá é possível encontrar as principais dicas para quem quer submeter uma ideia com mais chances de aprovação. Mais informações podem ser obtidas no setor de inovação da Fapitec: (79) 3259-3007.

Parceiros

O edital do Programa Centelha  é uma iniciativa do Governo do Estado, por meio da Fundação de Apoio à Pesquisa e a Inovação Tecnológica do Estado de Sergipe (Fapitec). Mas para se tornar realidade em Sergipe, conta com uma série de parceiros que apoiam e dão suporte a realização do programa. São eles: Sedetec, SergipeTec, Universidade Federal de Sergipe (UFS), Universidade Tiradentes (UNIT), Instituto Evaldo Lodi (IEL), Instituto Federal de Sergipe (IFS), Faculdade de Administração e Negócios de Sergipe (Fanese), Federação das Indústrias do Estado de Sergipe (FIES), Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de Sergipe (Fecomércio/SE), Instituto de Pesquisa em Tecnologia e Inovação (IPTI), JRabelo Gestão da Inovação, Grupo Rede+, Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), Acelerase, e a Secretaria de Estado da Educação, Esporte e Cultura (Seduc).

/ Notícias / desenvolvimento

Programa Centelha já ultrapassa a marca de 260 projetos inscritos em Sergipe