Quarta-Feira, 01 de Julho de 2020 às 09:45:00
Profissionais da Defesa Civil Estadual realizam testes da Covid-19
Parceria com a UFS tem como objetivo prevenir possível disseminação do vírus entre o efetivo

Com a finalidade de mapear casos assintomáticos do novo coronavírus entre os profissionais no ambiente de trabalho, o Departamento Estadual de Proteção e Defesa Civil (Depec), em parceria com a Universidade Federal de Sergipe (UFS), realizou testes rápidos com amostras de sangue de 17 dos 24 profissionais que atuam nas atividades do órgão.

De acordo com o diretor do Depec, Major BM Luciano Queiroz, as razões para o pedido dos testes são preventivas. "Desde o mês de maio que estamos atravessando um quadro chuvoso no Estado, e, durante esse período trabalhamos muito, assim, não podemos ficar com o nosso efetivo suscetível às complicações da Covid-19. Além disso, por sempre estarmos na linha de frente em várias situações de emergência, inclusive no combate à pandemia, a realização dos testes é uma forma de contermos uma possível contaminação no ambiente de trabalho entre os assintomáticos, bem como evitar que eles possam transmitir o vírus para seus familiares” explicou.

No resultado foram contabilizados 13 testes negativos (76%), dois casos confirmados (12%) e outros dois servidores que positivaram para o tipo IgG (12%), indicando que os mesmos tiveram infecção, mas já estão recuperados, e, provavelmente imunes ao novo coronavírus.

Segundo o Major Luciano Queiroz, todas as providências após os resultados foram tomadas. "Dois profissionais foram contagiados, porém, não mais possuem o vírus no organismo. Os outros dois que testaram positivo foram informados, afastados e terão a assistência necessária. O objetivo da parceria com a UFS é zelar pela saúde dos profissionais, evitando a propagação do vírus entre eles, e, com isso, resguardar nossas ações de resposta aos desastres que venham a ocorrer enquanto a pandemia perdurar”, enfatizou.

/ Notícias / desenvolvimento

Profissionais da Defesa Civil Estadual realizam testes da Covid-19