Segunda-Feira, 13 de Março de 2023 às 20:00:00
População se diz aliviada com a assinatura da ordem de serviço para construção da ponte na rodovia SE-290
Segundo moradores, o pronto atendimento do governador Fábio Mitidieri à demanda confirma sua preocupação com o desenvolvimento econômico da região

Compromisso e agilidade. Esta foi a definição da população dos municípios de Itabaianinha e Tobias Barreto, na porção sul sergipana, sobre a ação do Governo de Sergipe na região. A opinião foi registrada durante a assinatura de ordem de serviço para a construção da ponte sobre o Rio Jabiberi, na rodovia SE-290. O ato ocorreu nesta segunda-feira, 13. Segundo os moradores, o pronto atendimento do governador Fábio Mitidieri à demanda confirma a sua preocupação com o desenvolvimento econômico da região.

A construção da ponte é uma das medidas adotadas pelo Executivo estadual para reparar os danos causados pelas chuvas intensas ocorridas no dia 30 de novembro de 2022. “A gente perdeu um pouco o movimento depois que teve esse acontecimento em que a pista caiu. O pessoal tem reclamado muito, principalmente os carros grandes, gente que vem com transportadora. O trânsito dos ônibus, por exemplo, que faziam o percurso de compras vindo de Salvador para Itabaianinha e depois para Tobias Barreto, diminuiu bastante e prejudicou o nosso comércio. Agora, com a notícia da construção de uma ponte, com fé em Deus vai melhorar e o pessoal vai voltar a vir pra cá”, comemorou o gerente de uma loja de tecidos em Tobias Barreto, Tarcísio Simões.

De acordo com o empresário Rodrigo Dantas, não só os comerciantes estão animados, como também os motoristas, os clientes e a população local. “Todos, praticamente, dependem dessa estrada. O acesso que estamos usando agora é muito ruim, e a gente perdeu muito. Só ouvimos reclamações. Os nossos distribuidores não estão vindo mais com tanta frequência. Antes, passavam toda semana, mas agora é apenas uma vez por mês, por causa do estado da via. É com muita alegria que recebemos essa notícia”, afirmou.

Com investimento de R$ 2.092.777,26, a ponte tem previsão de ser entregue em 180 dias. “Os prefeitos das duas cidades e o governador estão de parabéns. Essa obra será necessária para todos daqui. Eu me arrepio só de imaginar. Ficaremos mais tranquilos agora, porque a chuva não vai derrubar”, ressaltou o aposentado Antônio Gois da Silva.

A tobiense Jocenilza Maria Santos, 40 anos, comenta que foi conferir de perto a assinatura da ordem de serviço, porque estava sem acreditar. “De coração, fiquei aliviada com a agilidade desse governador em nos ajudar e resolver isso logo. O meu filho de 13 anos está sem querer ir para a escola quando chove porque ainda tem muito medo de algo acontecer. Digo a ele que temos que seguir e, com fé em Deus, essa ponte vai sair. Eu vim aqui ouvir isso do próprio governador, porque a gente está sofrendo muito com essa estrada de acesso. É muita poeira e buraco. Eu fiquei muito feliz que vai dar certo", frisou.

Segundo o secretário de Estado do Desenvolvimento Urbano e Infraestrutura, Luiz Roberto Dantas, a construção de uma ponte na SE-290 é importante para toda a região, mas, principalmente, para os municípios de Tobias Barreto e Itabaianinha, cidades-polo de confecções de Sergipe.

“Serão mais de 100 mil pessoas beneficiadas somente nestes dois municípios, para que a gente possa continuar com o escoamento e todas as atividades que envolvem essa rodovia. Havia uma possibilidade de essa recuperação ser realizada com verbas oriundas da Defesa Civil Nacional. Mas, assim que o projeto foi apresentado por toda a diretoria técnica do DER [Departamento Estadual de Infraestrutura Rodoviária de Sergipe], percebemos que, por exigência burocrática, teria certa demora. Então, de imediato, o governador autorizou a continuidade não só da contratação do projeto, mas da obra em si, com recursos do governo estadual. O objetivo é que a rodovia esteja totalmente recuperada com a construção da ponte, o mais breve possível”, enfatizou Luiz Roberto.

/ Notícias / desenvolvimento

Segunda-Feira, 13 de Março de 2023 às 20:00:00